Incubadora do TecnoPARQ atinge o maior nível de Referência brasileira

Modelo atingiu o nível 4, que considera abrangência de negócios inovadores e sustentabilidade financeira

Incubadora do TecnoPARQ atinge o maior nível de Referência brasileira
Divulgação/UFV

O Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) teve uma incubadora que atingiu a nota 4, nível máximo de certificação do Cerne (Centro de Referência para Apoios a Novos Empreendimentos), no dia 25 de outubro, sexta-feira, colocando-se em um dos 10 modelos de startups do Brasil com tal classificação.

O título é cedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Sebrae, que avalia a importância relacionada à geração de negócios inovadores e à sustentabilidade financeira destes modelos, sendo referência ou não em estratégias de internacionalização. 

O modelo é estruturado em quatro níveis, cada um com um foco específico. Adotado o Cerne, incubadoras podem desenvolver processos mais eficientes, ampliando sua capacidade de gerar empresas de sucesso e fortalecendo seu impacto no ecossistema de inovação. Entre os benefícios proporcionados pela certificação estão a redução da variabilidade, o aumento na quantidade e qualidade dos empreendimentos e a melhoria na transparência e padronização dos processos.

Incubadoras são ambientes planejados para realização de atividades por diferentes startups. O espaço físico é considerado adequado para o desenvolvimento de negócios, que são acompanhados por uma equipe gestora. O próprio tecnoPARQ possui incubações presenciais e virtuais, oferecendo suporte técnico e gerencial, além de mentorias e participação de eventos.

Fonte: UFV