Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Viçosa

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida chega a Viçosa

Uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida, chegou à Paróquia Santa Rita de Cássia, em Viçosa, nesta quinta-feira, 7, e onde permanecerá até a próxima quarta-feira, 13. A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A imagem vai peregrinar pelas paróquias até o mês de agosto de 2017.

Até terça-feira, 12, a imagem percorrerá igrejas, comunidades, hospitais e escolas. Ela também deve passar pela Câmara Municipal. Na quarta-feira, 13, durante o dia, a imagem de Nossa Senhora Aparecida poderá ser visitada pelos fiéis. À noite, ela segue para Teixeiras.

Aparição

Segundo a tradição Católica, em 1717, três pescadores saíram para pescar em uma época escassa de peixes. Ao chegarem ao Porto Itaguaçu, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, no primeiro lançamento da rede o que pescaram foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço, e nenhum peixe. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. A tradição diz que, juntando as duas partes, viu-se que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. E que, após o encontro da imagem, a pesca de peixes foi farta e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele evento que chamaram de milagre.

Por ter aparecido dessa forma, ganhou do povo o nome de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou simplesmente Nossa Senhora Aparecida, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha, em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

 

foto registra a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida à igreja-sede (santuário) da Paróquia de Santa Rita de Cássia, nesta quinta-feira