Hemominas convoca doadores de sangue para reverter queda nos estoques
A Fundação Hemominas está convocando doadores de sangue em todo o estado de Minas Gerais, em uma ação para reverter a queda nos estoques, especialmente dos grupos O positivo, O negativo e A negativo, que têm se mostrado críticos nos últimos dias. A diminuição no comparecimento de doadores tem gerado preocupações quanto à capacidade de atender à demanda de pacientes que necessitam de transfusões.
A Hemominas ressalta a importância da hidratação antes da doação, uma vez que o clima seco pode levar à inaptidão de candidatos. Os interessados em contribuir podem agendar sua doação de forma online pelo site da Hemominas ou pelo aplicativo MGapp Cidadão, facilitando a organização e reduzindo o tempo de espera nas unidades.
Para realizar a doação, é fundamental que os candidatos estejam em boas condições de saúde, tenham entre 16 e 69 anos, pesem mais de 50 kg e estejam bem descansados. Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável ou apresentar autorização. Além disso, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto.
As condições e restrições para a doação estão disponíveis no site da Hemominas, onde também é possível consultar os endereços e horários de funcionamento das unidades.
Doação em Viçosa
Em Viçosa há o Posto Avançado de Coleta Externa do Hemominas (PACE). Ele está instalado no segundo andar da sede do Cismiv (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa), rua José dos Santos, 120, entre o Tribunal de Justiça (Fórum) e o (Ceae) Centro Estadual de Atenção Especializada, no antigo Colégio de Viçosa (Prefeitura).
Para doar, é necessário agendar antes, o que pode ser feito no Pace, de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12 horas, ou pelo telefone (31) 3874-8843. Municípios vizinhos que queiram agendar caravanas (grupos de pessoas) para doação, podem fazer pelo E-mail: hemominas@vicosa.mg.gov.br
O sangue coletado não é estocado em Viçosa. Após o final da coleta, os tubos com amostras (preparados no próprio Pace) são enviados para análise em Belo Horizonte e as bolsas, levadas para o Hemominas de Ponte Nova, todos devidamente identificados e acondicionados em embalagens especiais.
Comentários (0)
Comentários do Facebook