Grupo Impacto é ovacionado na Holanda 

Espetáculo BAOBÁS emociona e destaca questões sociais durante apresentação no Theater Festival Boulevard

Grupo Impacto é ovacionado na Holanda 

Em turnê na Europa, o Grupo Impacto se apresentou no último fim de semana no Theater Festival Boulevard, na Holanda. O espetáculo autoral BAOBÁS, apresentado pelos artistas de Viçosa, foi aplaudido de pé por centenas de pessoas.

A mensagem social e as denúncias sobre desigualdade, violência e racismo emitidas pelo espetáculo, foram recebidas com atenção pelo público. O Grupo distribuiu material impresso com as letras das músicas traduzidas para facilitar o acesso e aumentar a compreensão da potência de BAOBÁS. 

O crítico holandês, Patrick van den Hanenberg assistiu aos espetáculos e escreveu que “a raiva pelas sombrias estatísticas brasileiras se traduziu em uma dança impressionante”. Ele também chamou atenção para a coreografia e a sintonia do grupo. “Uma simetria que lembra os melhores elencos de dança de um musical da Broadway”, afirmou.

Esta foi a segunda vez do Grupo no Holanda e no Festival Boulevard, onde estiveram em 2018. Para a diretora geral do Impacto, Patrícia Lima, a receptividade do público demonstrou a qualidade do trabalho feito pelos artistas viçosenses. 

“Não há dúvida que a passagem pela Holanda, no Festival Boulevard, é mais um marco na carreira do Grupo Impacto, pela receptividade a um trabalho autoral e que leva uma mensagem tão forte contando a história do povo brasileiro e a história dos próprios integrantes do Impacto. Isso tocou muito o público presente e, embora não entendessem muito as letras das músicas, eles sentiram a emoção, falaram sobre as expressões dos artistas e entenderam a mensagem que foi deixada”, relatou. 

Patrícia afirmou ainda que o grupo já foi convidado a retornar à Holanda. “Isso mostra a qualidade do nosso trabalho e enobrece a nossa rotina, que não é fácil, mas, graças a Deus, é gratificante”. Para ela, essa vivência reforça o “impressionante valor que se dá à arte, à cultura e à dança neste país. Estamos muito honrados de poder viver essa experiência”, concluiu. 

As ações da turnê, realizada pelo Instituto ASAS, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, seguem na Bélgica. O Grupo faz apresentações nos dias 8 e 9 de agosto, no Theater op de Markt.