Governo estadual lança projeto de combate à violência contra a mulher
As primeiras atividades serão realizadas em Ubá, a partir de março
Na última quarta-feira (15), foi lançado o Projeto Minas, iniciativa do Governo estadual que visa criar ações voltadas à prevenção e ao combate à violência contra a mulher. As primeiras atividades serão realizadas em Ubá, a partir de março. O programa promoverá atendimentos diretos em todas as Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) do estado. Essas abordagens serão realizadas por equipes multidisciplinares de psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito.
As meninas e mulheres atendidas poderão ser encaminhadas para redes de acolhimento psicológico ou, caso for do interesse delas, para realização de oficinas, grupos reflexivos em situação de violência, rodas de conversa, palestras e até fóruns de informação.
As rodas de conversa, palestras e fóruns vão extrapolar o ambiente da UPC e alcançar escolas, associações de bairros, entre outros. Essas atividades serão voltadas para meninas e mulheres que não têm histórico de violência, para criar uma rede de prevenção, proteção e informação desde a infância e adolescência.
O novo Proteja Minas será desenvolvido pela Política de Prevenção Social à Criminalidade da Sejusp. A área é reconhecida por programas com redução comprovada da criminalidade, como o Fica Vivo! e Mediação de Conflitos.
A escolha da cidade de Ubá foi a partir de um índice desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública da Sejusp que considera dois aspectos entre cidades com mais de 100 mil habitantes: taxas de feminicídio e violência doméstica, além da ausência ou presença de equipamentos especializados de proteção à mulher.
Comentários (0)
Comentários do Facebook