Farmácia básica de Viçosa recebe mais medicamentos

Farmácia básica de Viçosa recebe mais medicamentos

“A Farmácia Básica do Município está com praticamente todo o estoque de produtos básicos reposto. Alguns medicamentos que faltam é por questão logística, como falta de estoque nas distribuidoras e atraso de entrega”.
A informação foi dada pela chefe do Departamento de Assistência Farmacêutica e Apoio Diagnóstico da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Émile Oliveira Batista. Ela assegurou também que os remédios oferecidos seguem a lista da Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e Relação Municipal de Medicamentos (Remume). Segundo Émile, “estas relações priorizam medicamentos para doenças crônicas e de uso contínuo (colesterol, diabetes, hipertensão), além de anticólicos, antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulcionantes, antigripais, analgésicos e outros. Assim, o paciente pode não encontrar o medicamento que procura, se o mesmo não constar nas referidas relações”.
Èmile informou também que a procura de medicamentos é muito grande, pois a farmácia tem que atender toda a população sem distinção. “Antes, o atendimento era destinado à população atendida pela rede pública, com receituário do SUS. Atualmente, qualquer pessoa que apresente documentos para o cadastro (cartão do SUS, comprovante de residência, , identidade e CPF) recebe o medicamento, mesmo que a receita seja emitida por particulares. Além disso, a farmácia também atende à classe estudantil universitária, inclusive moradores dos alojamentos, desde que os estudantes apresentem os mesmos documentos”.
A Farmácia Básica de Viçosa fica na Rua Francisco Machado, nº 47, Centro, e atende das 8h às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Comunicado
Émile aproveitou para comunicar aos usuários que, devido ao grande número de medicamentos recebidos – a maioria de uso continuo – a farmácia do SUS (Farmácia Básica do Município) vai fechar para balanço nos dias 29 e 30 de junho (quarta e quinta-feira), voltando ao atendimento na sexta-feira, 1º de julho.
Finalizando, ela lembrou que os medicamentos já estão à disposição dos usuários e todos devem estar atentos à data do balanço (29 e 30), antecipando a procura pelo medicamento planejada para esses dias.