Encceja para detentos será realizado esta semana

O Encceja PPL é responsável por introduzir os presos novamente em âmbito escolar

Encceja para detentos será realizado esta semana
Divulgação/Agência Minas

O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos voltado para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL, em Minas Gerais, será aplicado nesta terça e quarta-feira (29 e 30) para quase 13 mil detentos e 164 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O Encceja foi criado com o objetivo de ajudar jovens e adultos a retomarem a trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.

Segundo o Inep, as provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. “As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

A prova será realizada em 143 unidades prisionais, 49 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 16 unidades socioeducativas no estado mineiro, região que tem o maior número de inscritos do país de forma proporcional. O total de participantes neste ano representa ainda 17% de aumento em relação a 2023 e 19,5% no comparativo com 2022. São 12.985 inscritos este ano, 11.062 em 2023 e 10.862 em 2022.

 

Fonte: Agência Minas