Ex-aluna da UFV, Ministra da Agricultura realiza visita oficial à universidade

Tereza Cristina está à frente da pasta desde o início do governo Bolsonaro e participou de inauguração de moderno laboratório voltado para estudos sobre metabolismo animal

Ex-aluna da UFV, Ministra da Agricultura realiza visita oficial à universidade

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, visitou a Universidade Federal de Viçosa na última sexta-feira, 27. Ela participou da inauguração do Laboratório Multiusuário de Metabolismo Animal, o Animal House, e conheceu as instalações do Laticínios Escola.

A visita também pode ser encarada como um retorno. Tereza Cristina é ex-aluna da instituição, formou-se em Agronomia, em 1978 e, desde aquele ano, nunca mais havia voltado ao campus. Em suas redes sociais, a ministra comentou, emocionada, sobre a visita à universidade: “dia muito emocionante e especial. Voltando à Universidade Federal de Viçosa, onde me formei como Engenheira agrônoma na década de 70. Quantas lembranças! Das aulas, dos amigos, dos prédios, das provas e das confraternizações”.

No texto, ela ainda compara o atual período da instituição e a realidade há mais de 40 anos: “era tudo tão diferente de como vivemos hoje, não tinha celular, não tinha tanta tecnologia e inovação. Andávamos de bicicleta pelo campus, pela cidade. Cheguei por lá aos 16 anos para fazer cursinho e prestar vestibular. Voltar ao início de tudo foi muito gratificante. Com certeza um dos dias mais felizes da minha vida. Agradeço o carinho de todos que me receberam na entrada da cidade e na UFV”, escreveu Tereza Cristina.

INAUGURAÇÃO

O Laboratório Multiusuário de Metabolismo Animal, o Animal House, É vinculado ao Departamento de Zootecnia (DZO) e possibilitará investigações importantes por meio, por exemplo, de um laboratório de coleta de urina e fezes de pequenos e grandes ruminantes para avaliações do aproveitamento de dietas e estabelecimento da eficiência alimentar. Há ainda um centro cirúrgico para procedimentos e preparação de animais de pesquisa, bem como para coleta de tecido para biópsia, em ambiente asséptico.

O Animal House está localizado ao lado do Departamento de Zootecnia e ocupa uma área de quase 1.700 metros quadrados. Sua construção representou um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões, recurso aportado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e complementado pela UFV. Ela é mais uma obra do convênio firmado entre a UFV e a Finep que estava atrasada e foi entregue pela atual gestão.

VISITAS E PARCERIAS

A ministra também pode visitar as instalações mais modernas do  Laticínios Escola, que está comemorando 50 anos e é responsável pela produção do doce de leite mais premiado do Brasil. Tereza Cristina também reuniu-se com representantes de projetos da UFV.

A ministra enalteceu a importância dessas parcerias, já que, em sua opinião, “ninguém anda sozinho” e comentou sobre o foco do Mapa: a agricultura familiar. “Minha preocupação é com os pequenos produtores, que têm muito mais dificuldade e problemas de acesso à informação e tecnologia”. Todos os projetos com a UFV estão indo neste sentido também. Apesar da dificuldade de recursos, a ministra aventou a possibilidade de intensificar as parcerias com a Universidade, inclusive em outras áreas. Ela prometeu voltar à UFV para uma visita mais calma antes de sair do Ministério. No livro de ouro da instituição,  a ex-aluna Tereza Cristina deixou registrado: “com emoção e gratidão por tudo que recebi desta universidade para a minha vida profissional e pessoal”.

27082021-img-9910