Estudantes recebem carteira de autorização para registro profissional no Crea-Minas
A UFV sediou pela primeira vez a cerimônia de entrega da carteira de autorização para registro profissional dos formandos no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas). O evento foi organizado pela Inspetoria de Viçosa do Crea-Minas em parceria com a Universidade e aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Florestal, na tarde desta terça-feira, 5.
Cerca de 240 estudantes, que colarão grau neste mês, receberam a carteira.
Eles fazem parte de 13 cursos da Universidade: Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Geografia.
O inspetor-chefe do Crea em Viçosa, engenheiro agrônomo Alessandro Regino, agradeceu à UFV pela parceria na organização do evento. Ele destacou que a realização da cerimônia é uma forma de aproximar o Crea dos futuros profissionais, já que muitos “saem da Universidade sem conhecer nada sobre o Conselho”.
O vice-reitor da UFV e coordenador do Colégio de Instituições de Ensino da Regional Sudeste do Crea-Minas, João Carlos Cardoso Galvão, disse que o Crea-Minas tem inovado cada vez mais e que essa entrega das carteiras é um exemplo das novas ações realizadas pelo Conselho. Ele ressaltou que a cerimônia acontecerá em todos os semestres na UFV e que a entrega das carteiras é importante para evitar fraudes, tranquilizar a sociedade e “certificar que o profissional foi formado em uma instituição idônea”.
Com o objetivo de apresentar melhor o Crea-Minas, o diretor Técnico e de Fiscalização do Conselho, o engenheiro civil Marcos Gervásio, ministrou uma palestra antes da entrega das carteiras. Além de falar sobre o Conselho, ele apresentou as principais legislações relacionadas ao exercício profissional da área tecnológica de Agronomia e Engenharia e informações sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Para a formanda em Engenharia de Alimentos Camila Valente Teixeira, a iniciativa de realizar a cerimônia “foi ótima”, por facilitar a obtenção da carteira e permitir que os futuros profissionais conhecessem melhor o Crea.
Vale destacar que as carteiras de autorização foram instituídas pelo Crea-Minas em abril de 2015 como mais um mecanismo de controle para coibir o registro no Conselho a partir de diplomas falsos. Os formandos que receberam a carteira precisarão entregá-la, com os demais documentos requisitados, para a solicitação do registro profissional no Conselho.
Comentários (0)
Comentários do Facebook