Estado permite que Micro de Viçosa volte para a Onda Amarela; decisão cabe aos prefeitos
Prefeitura de Viçosa decide hoje se continua ou não seguindo a Onda da Macro, que está Vermelha
O Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais deliberiou por permitir o avanço da microrregião de Viçosa para a Onda Amarela do Plano Minas Consciente. No entanto, a decisão sobre qual Onda seguir cabe aos prefeitos de cada cidade. Isso porque a Macrorregião Leste do Sul, à qual a Micro de Viçosa faz parte, continua na Onda Vermelha.
Hoje também tem reunião do COES municipal, que pode manter a decisão da semana passada, de seguir a Macro e permanecer na Onda Vermelha, ou optar por seguir a Micro e sua Onda Amarela.
A orientação do Governo do Estado publicada nesta quinta-feira, 11, no Diário Oficial, é válida para o período de 12 a 20 de fevereiro. A macrorregião Leste do Sul, composta pelas microrregiões de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa, não teve a onda alterada e continua enquadrada na Onda Vermelha. A avaliação leva em conta dados como a ocupação hospitalar de leitos de UTI, a velocidade do avanço da doença e a taxa de incidência.
O prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) começou o ano optando por seguir as recomendações para a microrregião. No entanto, mudou de ideia após o Minas Consciente enquadrar a micro de Viçosa na Onda Verde, no mesmo fim de semana em que houve um substancial aumento na ocupação de leitos de UTI. A cidade segue as recomendações para a Macrorregião desde a assinatura do Decreto nº 5.614/2021, no dia 1º de fevereiro.
Relembre a cronologia dos fatos:
03 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais coloca Microrregião de Viçosa na Onda Verde. No entanto, Prefeito Ângelo Chequer (PSDB) opta por seguir as recomendações para a Macrorregião e regride Viçosa para a Onda Vermelha por meio do decreto nº 5.584/2020.
10 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regride Microrregião de Viçosa para a Onda Amarela.
24 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regride Microrregião de Viçosa para a Onda Vermelha.
31 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais avança Microrregião de Viçosa para a Onda Amarela para o período de 02/01 a 09/01.
04 de janeiro - Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) opta por seguir as recomendações para a microrregião, por meio do Decreto nº 5.608/2021, e avança Viçosa para a Onda Amarela.
28 de janeiro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais avança Microrregião de Viçosa para a Onda Verde para o período de 30/01 a 06/02.
29 de janeiro - Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) assina decreto nº 5613/2021, que confirma o município na Onda Verde, a mais permissiva do programa Minas Consciente.
31 de janeiro - Alta na ocupação de leitos: dos 11 leitos de UTI disponíveis no Hospital São João Batista, apenas 1 estava disponível nesta data. Estavam internados 8 pacientes de Viçosa e 1 de uma cidade vizinha.
1º de fevereiro - Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) opta por voltar a seguir as recomendações para a Macrorregião, por meio do Decreto nº 5.614/2021, e recua Viçosa para a Onda Vermelha.
04 de fevereiro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regride Microrregião de Viçosa para a Onda Vermelha, para o período de 6 a 13 de janeiro.
11 de fevereiro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regride Microrregião de Viçosa para a Onda Amarela, para o período de 12 a 20 de fevereiro.
Comentários (0)
Comentários do Facebook