Equipe de Viçosa conquista 2º lugar na Olímpiada Brasileira de Agropecuária (OBAP)
O grupo vice-campeão da competição é formado por estudantes do Curso Técnico em Zootecnia do Sistema Faemg Senar
A equipe do Polo de Viçosa, do Curso Técnico em Zootecnia do Sistema Faemg Senar, ficou em 2ª lugar na 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). A fase final do evento aconteceu de 7 a 10 de setembro, no Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina. Os representantes de Viçosa se destacaram entre 1500 equipes de todo do país inscritas na competição.
A equipe de Viçosa foi composta por Fabiane da Silva Teixeira, Eduardo Rocha Ferreira e Sara Souza Eloi, orientados pela tutora Vilma Matias. “Chegamos ao curso técnico sem saber quase nada da área, o Sistema Faemg Senar foi a nossa porta de entrada para o agro”, contou Sara, satisfeita.
A preparação envolveu grupo de estudos, aulas online e reuniões. Para a segunda fase, a equipe intensificou os estudos nos temas propostos pela Obap: Calagem e adubação, Preparo de Calda Bordalesa e Regulagem de uma Adubadora e Semeadora, como explicou Vilma Matias.
“Os alunos fizeram uma imersão nos conteúdos e se dedicaram ao máximo nas aulas virtuais e atividades práticas, conforme estratégias organizadas pela equipe”. Ela também destacou a importância das aulas ministradas pelos profissionais Kelsen de Andrade Nether e Antônio Rodrigo da Rocha.
Sara Eloi, que iniciou o curso Técnico em Zootecnia em 2022, disse que não conhecia a Obap, mas se interessou pela proposta apresentada a ela pelo Sistema Faemg Senar.
“A motivação inicial para participar foi a busca por conhecimento. Afinal, era uma oportunidade para me juntar aos colegas de curso, estudar mais sobre a nossa área e aprender novidades, saindo da nossa bolha”.
Mais que a premiação, Sara celebra as conquistas de todo o processo. “Para nós, desde o início, o que importava mesmo era o aprendizado e a experiência, vencer seria uma consequência. Aprendi, junto à minha equipe, que a união faz a força. Sem a nossa união, não teríamos chegado ao pódio”.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade, pontuou a satisfação da entidade em poder proporcionar aos jovens experiências significativas e que podem elevar a agropecuária brasileira. “É maravilhoso saber que as pessoas estão sendo preparadas para aplicar conhecimento tecnológico e gestão com sustentabilidade no campo”.
Carlos lembrou que os futuros profissionais terão que desenvolver as habilidades necessárias “para que os produtores sejam cada vez mais eficientes economicamente, levando em conta os aspectos sociais e ambientais”.
Formação de habilidades técnicas e comportamentais
A gerente de Educação Formal do Sistema Faemg Senar, Tércia Almeida, ressaltou que a participação dos estudantes na Obap reforça o objetivo dos cursos técnicos de preparar futuros profissionais que se destaquem no mercado de trabalho não só por suas habilidades técnicas, mas também pelas habilidades comportamentais.
“Focamos nas soft skills, competências subjetivas e muito relevantes para o bom desempenho profissional, como resiliência, colaboração, flexibilidade, trabalho, pressão, comunicação, resultado, liderança, engajamento e empatia”, explicou Tércia.
Para ela, o objetivo da Obap de estimular e incentivar a participação em atividades de iniciação científica, produção de tecnologia, colocando os participantes em situações desafiadoras e estimulando a cooperação e a integração entre eles corrobora esse processo. Além de “retornar para a sociedade os benefícios originados da melhoria no ensino ligados à agropecuária”.
Comentários (0)
Comentários do Facebook