Enem 2024: prazo para solicitar reaplicação é de 11 a 15 de novembro

Candidatos afetados por problemas logísticos ou com doenças infectocontagiosas podem refazer as provas em dezembro

Enem 2024: prazo para solicitar reaplicação é de 11 a 15 de novembro
Folha da Mata

O prazo para pedir a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa em 11 de novembro e vai até o dia 15. Estudantes prejudicados por problemas logísticos ou infectados por doenças listadas no edital devem solicitar a nova prova pela Página do Participante. As novas datas de aplicação, para esses casos, estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, iniciou a aplicação das provas no último domingo (3) e prossegue com a segunda etapa em 10 de novembro. Apenas candidatos que enfrentaram problemas de infraestrutura, como falta de energia, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas, como tuberculose, meningite e covid-19, poderão participar da reaplicação.

Além de comprovar a necessidade de reaplicação, os candidatos com doenças listadas precisam apresentar documentos médicos, que serão analisados individualmente pelo Inep. Para aqueles que solicitaram a reaplicação por falhas logísticas, a análise será baseada nos incidentes registrados durante a prova.

Na primeira etapa do Enem 2024, realizada no domingo, 3 de novembro, cerca de 3,15 milhões de candidatos compareceram, o que representa 74,4% dos mais de 4,3 milhões inscritos. Houve aumento na participação de alunos do ensino médio da rede pública, com 94% dos concluintes presentes, 36% a mais que em 2023. Em 14 estados, 100% dos concluintes se inscreveram para o exame deste ano.