Eleição na UFV: candidatos apresentam plano de trabalho
A manhã da última terça-feira, 16, foi de apresentação de planos de trabalhos pelas duas chapas que estão concorrendo aos cargos de reitor e vice da UFV (Universidade Federal de Viçosa).
Em evento programado pelo Colégio Eleitoral, os trabalhos foram mediados pela jornalista Lea Medeiros, da Coordenadoria de Comunicação Social da UFV. No primeiro momento foi feita a apresentação das metas pelos dois candidatos que em seguida passaram a responder perguntas encaminhadas pelos três seguimentos universitários: docentes (professores), discentes (estudantes) e servidores técnico-administrativos.
O primeiro a se apresentar foi o candidato da chapa 2, professor Willer Araújo Barbosa, que batizou de Pluriversitária Transição – UFV, a sua proposta de gestão, caso eleito.
Ele falou um pouco sobre sua trajetória na UFV, suas origens familiares e sobre sua intenção de ser reitor pautada na necessidade urgente da convocação de uma Constituinte Universitária com o propósito de reformular estatutos e regimentos da universidade. “Estamos ainda no alvorecer do século XXI, não justifica, administrativa e academicamente, nos manter filiados aos motes da Reforma Universitária de 1968”, apregoa o candidato.
O professor Willer disse que para uma promissora e eficiente gestão universitária é necessária uma intensa sinergia entre as Pró-Reitorias, principalmente as de Ensino e Assuntos Comunitários; Pesquisa e Extensão e Cultura; Gestão de Pessoas e Administração. Destacou o imprescindível apoio às Associações e Sindicatos da UFV; implantação de ciclovias integradas; atenção prioritária à questão das águas, saneamento básico ecológico; apoio a questões de relevância internacional, tais como a redução do uso de agrotóxicos, cuidado com populações tradicionais, com as relações de gênero e com a infância e juventude.
A chapa do professor Willer não apresenta um nome específico para vice-reitor. Como ele mesmo diz, seu mandato será coletivo e seu vice serão os representantes de todos os Centros Acadêmicos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook