Educação no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Educação no trânsito durante o “Maio Amarelo”

A Prefeitura de Viçosa, desde o último dia 2, vem promovendo ações na cidade referentes à campanha “Maio Amarelo”, coordenada pela Diretoria de Trânsito (DireTran) da Superintendência de Gestão Pública e Governança. O tema escolhido para este ano é “Minha Escolha Faz a Diferença”, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito.
Da programação constam palestras, capacitações, intervenções, exposições, blitzen educativas, atividades com crianças, encontro de ciclistas entre outras.
De acordo com o diretor de Trânsito, Lidson Lehner, a ideia é acompanhar as atividades em conjunto com as organizações que promovem a campanha em âmbito nacional. Juliana Ladeira, responsável pelo Departamento de Educação no Trânsito, destacou que qualquer pessoa ou entidade pode aderir ao movimento. “O objetivo é engajar ações e propagar o conhecimento para que todos possam agir em prol da segurança no trânsito”, disse.

Capacitação
Dentro dos propostos da Campanha, os agentes da Diretran/PMV receberam, pela primeira vez, um treinamento em atendimento e prevenção de acidentes de trânsito, primeiros socorros e combate a incêndios. Os ensinamentos foram oportunizados pelo 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa, a dez agentes de trânsito sob a coordenação do sargento Alexandre Dumas.
Para Renaldo de Faria, gerente do Departamento de Segurança no Trânsito da Diretran, a capacitação proporciona aos agentes, mais conhecimento e habilidades para atuar nos momentos de emergências.
Os agentes receberam os certificados de conclusão da capacitação na última sexta-feira, 5, na sala de instruções do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Viçosa

Taxistas
Também como ações previstas na Campanha “Maio Amarelo”, a psicóloga Juliana Ladeira promoveu uma palestra sobre comportamento durante a atividade laboral, direcionada aos taxistas da cidade. Segundo ela, esses profissionais exercem suas atividades em um ambiente que exige paciência, controle emocional e outras várias características definidas como essenciais para uma boa convivência no trânsito.
Mais de 60 taxistas participaram da palestra, que além das questões comportamentais, abordou ainda a temática legislação. Renaldo de Faria aproveitou o momento para apresentar e discutir com os taxistas as principais reclamações e denúncias que a Diretran recebe de usuários do serviço de táxi. Ele lembrou ainda que muitos usuários, por desconhecerem as regras do serviço, fazem propostas indevidas que infringem a legislação. "Uma prática usual e proibida é combinar um valor antecipado pela corrida urbana, sem ligar o taxímetro", exemplificou.
A pedido dos taxistas, a Diretoria de Trânsito estabelecerá, ao longo do ano, uma agenda de reuniões fixas com a categoria, a fim de discutir outras questões relacionadas ao serviço de táxi.

Câmara
Nesta terça-feira, 9, o assunto foi abordado na Câmara Municipal, durante a reunião ordinária dos vereadores. A chefe do Departamento Municipal de Educação no Trânsito, Juliana Ladeira e Renaldo de Faria, chefe do Departamento de Segurança no Trânsito atendendo a requerimento do vereador Antonio Arlindo Carneiro de Oliveira (PSDB) os representantes da Prefeitura explicaram sobre a campanha e seus objetivos.
Para a próxima semana estão previstas blitzen educativas pela cidade e, no fechamento da programação, está marcado para o dia 28 de maio, o 1º Encontro Municipal de Ciclistas, com um evento no salão nobre do Centro Administrativo, seguido do passeio ciclístico.