Economia Doméstica recebe 5 estrelas do Guia dos Estudantes do País
Apesar da possibilidade de ser extinto da grade de cursos oferecidos pela UFV, por iniciativa da própria instituição, o curso de Economia Doméstica se destaca pela tradição e qualidade do ensino. Na última quarta-feira, 4, o Guia do Estudante divulgou uma matéria sobre a excelência do curso, que foi criado em 1952, sendo o terceiro mais antigo da UFV e o primeiro do gênero criado no Brasil.
A carreira de economista doméstico é dividida em cinco grandes áreas: Família e Desenvolvimento Humano, Alimentação e Saúde, Habitação e Planejamento de Interiores, Vestuário e Têxteis e Economia Familiar.
As áreas em que o economista doméstico pode atuar são bastante amplas: planejamento de políticas públicas, núcleos de assistência social, setor alimentar, hospitais e até mesmo no setor moveleiro.
Como o profissional de Economia Doméstica interage diretamente com famílias e pequenas comunidades, o curso é inteiramente voltado para o cuidado com pequenos grupos sociais. “A formação acadêmica permite ao profissional atender às necessidades básicas de indivíduos, famílias e demais grupos sociais em seu ambiente, visando à melhoria da qualidade de vida”, explica Josy Gomes, aluna do sexto período.
A profissão se concentra, principalmente nos eixos de desenvolvimento do bem-estar social. Dentre os locais que mais absorvem economistas domésticos estão prefeituras, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), ONGs ambientalistas e órgãos públicos que atuam na área.
O curso foi premiado com cinco estrelas na avaliação, anual, feita pelo Guia do Estudante.
Comentários (0)
Comentários do Facebook