Economia Doméstica da UFV pode ser transformada em Curso de Serviço Social
Este ano, as redes sociais foram marcadas por protestos contra boatos do possível fechamento do curso de Economia Doméstica da UFV. Estudantes e ex-alunos organizaram um abaixo-assinado para ser entregue à reitoria da instituição, pedindo o não fechamento do curso.
A diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Maria das Graças Floresta, em entrevista ao Folha da Mata, enfatizou que em nenhum momento foi discutida a extinção do curso, e sim, sua reformulação, tendo em vista que sua grade curricular abrange uma área de atuação muito ampla, resultando que, nos últimos anos, a formação em Economia Doméstica seja amplamente questionada em sua identidade, pois vem perdendo algumas áreas de sua grade para outros campos de formação.
Quanto às reformulações do Curso, Graça Floresta revelou que existem três processos em discussão: um de avaliação do curso, um de não oferecimento de vagas para novos alunos já no ano que vem e outro que transformaria o Curso de Economia Doméstica em Curso de Serviço Social.
No caminho até a decisão final, Graça adiantou que a comissão coordenadora do curso já deliberou formalmente por não ofertar vagas para novos alunos em Economia Doméstica em 2016 e sim, para o curso de Serviço Social, com base em recomendação do colegiado do Departamento (DED). Depois disso, a Câmara de Ensino do CCH ouviu os estudantes e a comissão coordenadora e decidiu encaminhar os três processos ao colegiado do Departamento de Economia Doméstica (DED) antes de dar um parecer.
Decisão pode sair quinta-feira
No dia 17 de setembro, próxima quinta-feira, haverá uma reunião que poderá resultar na decisão do Conselho Técnico de Graduação. Após a decisão, o processo será encaminhado ao Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), único órgão da instituição que pode alterar os cursos de graduação que são oferecidos pela instituição. A expectativa é que até o final de outubro se tenha uma decisão final.
O curso de Economia Doméstica da UFV foi o terceiro a ser criado na instituição e o primeiro da área criado no Brasil, isto há mais de 50 anos. A UFV também é a única instituição que oferece doutorado na área na América Latina. Ano a ano, o curso se destaca pela tradição e qualidade no Guia dos Estudantes e há vários anos aparece em primeiro lugar no ranking do Guia.
Comentários (0)
Comentários do Facebook