Dificuldades do Lar dos Velhinhos são tema de audiência pública hoje na Câmara

Situação financeira crítica e falta de vagas dificultam trabalho da Instituição

Dificuldades do Lar dos Velhinhos são tema de audiência pública hoje na Câmara

Está marcada para essa segunda-feira (16), a partir das 17h, na Câmara Municipal de Viçosa, a audiência pública que visa tratar sobre a situação do Lar dos Velhinhos. Em alusão ao mês da pessoa idosa (outubro), a audiência tem como objetivo apresentar como a instituição está financeiramente e discutir maneiras de ajudá-la.

O Lar dos Velhinhos é uma instituição de longa permanência para pessoas acima de 60 anos que estejam em vulnerabilidade socioeconômica e, principalmente, em situações de violência.

Ao Folha da Mata, o analista-administrativo do Lar dos Velhinhos, Gustavo Sobrinho, disse que a instituição vem enfrentando dificuldades em desenvolver seus trabalhos, uma vez que há pouco auxílio do poder público. Só no ano passado, Sobrinho destaca que o Lar teve despesas em torno de R$ 1,4 milhão.

Além disso, a instituição é referência regional quando se trata de acolhimento da pessoa idosa, mas por falta de vagas e recursos, o Lar dos Velhinhos não consegue suprir a demanda da região. “Recebemos ligações constantemente de secretarias de Canaã, Porto Firme, Araponga e até de Lavras, no Sul de Minas, solicitando vagas no Lar dos Velhinhos. Mas, infelizmente, a quantidade de vagas não suporta”. Sobre a subvenção da Prefeitura de Viçosa, Gustavo comentou que o valor é irrisório frente aos gastos.

Atualmente, o Lar dos Velhinhos opera em sua capacidade máxima, com mais de 90% de suas vagas preenchidas. São 37 idosos institucionalizados, sendo 27 mulheres e 11 homens. A instituição consegue, majoritariamente, executar seus trabalhos através de doações, emendas parlamentares e pagamento dos proventos dos idosos assistidos.