Dezembro verde: campanha para reduzir maus tratos e abandono de animais
UFV aderiu à campanha, iniciando as ações do plano de manejo populacional para evitar animais abandonados no campus
A UFV participa da campanha Dezembro Verde e fortalece a luta para sensibilizar as pessoas contra os maus-tratos e abandono de animais domésticos. Além dos danos que traz para o bem-estar animal, o abandono é hoje um importante problema de saúde pública.
A campanha acontece no mês em que se inicia o período no qual se registra mais abandonos. As entidades protetoras de animais já constataram que esse aumento se dá de dezembro a fevereiro, época de festas e férias. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no Brasil são mais de 30 milhões de animais em situação de rua. Desses, 20 milhões são cães.
A participação na campanha Dezembro Verde é a primeira iniciativa prática do programa de manejo populacional de cães e gatos, que tem entre seus objetivos prevenir o aumento populacional de animais abandonados e realizar campanhas educativas para coibir o abandono e estimular a guarda responsável dos animais. O plano também prevê a identificação e o monitoramento da população de cães no campus Viçosa, educação em saúde, prevalência de zoonoses (doenças transmitidas entre animais e pessoas e vice versa) e os riscos oferecidos para quem frequenta o espaço da UFV.
O programa prevê ainda o apoio logístico da Universidade para viabilizar o projeto de castração que a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) vem executando com recursos recebidos da prefeitura de Viçosa. A castração é uma forma de prevenir e controlar doenças nos cães e também de reduzir ninhadas indesejadas e, consequentemente, o número de filhotes abandonados ou em condições de maus-tratos.
Tanto a Sovipa quanto a prefeitura são parceiras do programa idealizado pela UFV, que servirá de piloto para os outros campi da instituição. Sua execução envolverá a assessoria especializada de professores e técnicos da veterinária e de outros cursos de graduação da Universidade, bem como de estudantes, e o apoio da Divisão de Vigilância.
ABANDONO É CRIME
Abandonar um animal é crime e nem todos sabem disso. A lei federal nº 14.064/20, que alterou o artigo 32 da lei nº 9.605/98, prevê detenção de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar cães e gatos.
A UFV informou que a Divisão de Vigilância está monitorando carros e pessoas que abandonam animais no campus de Viçosa. Se pegos em flagrante, pessoalmente ou por imagens de câmeras, os responsáveis serão detidos até a chegada da Polícia Militar.
Comentários (0)
Comentários do Facebook