Delegacia aguarda designação de novos investigadores

Delegacia aguarda designação de novos investigadores

A Delegacia de Polícia Civil de Viçosa aguarda para o próximo dia 25 deste mês a chegada de cinco novos investigadores. A promessa foi feita em reunião realizada no dia 11 de outubro, na Cidade Administrativa (sede do Governo Estadual, em Belo Horizonte) onde estavam presentes o secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, e a ex-presidente da Câmara Municipal, Cristina Fontes e o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto.
Naquela ocasião, também foi discutida a transformação da Delegacia de Polícia Civil de Viçosa em regional.
A expectativa é grande, já que o Governo do Estado vai receber um reforço de 121 investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais. Eles concluíram o curso de formação e, a partir de agora, se unem aos outros 945 profissionais nomeados somente neste ano. Ao todo, 1.066 investigadores passaram a integrar o efetivo da corporação neste ano. O secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes representou o governador Fernando Pimentel na cerimônia de formatura dos novos investigadores na segunda-feira, 21, no Auditório JK, na Cidade Administrativa.
O chefe da Polícia Civil, delegado-geral João Octacílio Silva Neto, destacou a formação de novos oficiais e a oportunidade de melhorar o atendimento à população.

Novos investigadores - Os novos investigadores serão distribuídos em postos de trabalho em todo o estado, de acordo com critérios técnicos e objetivos que compreendem, dentre outras coisas, nota classificatória do concurso, análise da demanda de novos policiais em cada região, previsão legislativa, índice de criminalidade e o tamanho da população de cada município. A formatura dos investigadores permite também a recomposição do quadro de aposentadoria.
Os novos policiais passaram, durante quatro meses, pelo curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol). A função do investigador é, dentre outras, cumprir e formalizar diligências policiais, colher as impressões digitais para fins de identificação civil e criminal, captar e interceptar dados, comunicações e informações, assegurar a custódia provisória de pessoas no curso dos procedimentos policiais, realizar inspeções e operações policiais e promover a mediação de conflitos.

Delegacia Regional para Viçosa - A regionalização beneficiaria a segurança pública de muitas formas, pois aumentaria o número de policiais, legistas e peritos na cidade, além de melhorias para o Posto de Perícia Integrada (PPI). Viçosa é uma das únicas cidades universitárias no Estado de MG que não sedia uma Delegacia Regional de Polícia, o índice de violência é alto, há uma grande falta de retorno eficiente sobre os serviços demandados e uma dificuldade de logística para os agentes da polícia civil e militar, que correm riscos diariamente no transporte de pessoas entre Viçosa e Ubá.
A Assessoria da Polícia civil de Minas Gerais informou que estão sendo feitos alguns levantamentos e estudos, mas que até o momento eles não têm informações oficiais da implantação da regional em Viçosa. João Otacílio informou noutra ocasião, em reunião com representantes da câmara municipal de vereadores de Viçosa, que existe a possibilidade da solicitação ser concretizada, mas restam ainda alguns levantamentos de caráter físico a serem avaliados.
A Delegacia de Viçosa conta hoje com três delegados, sendo que um ainda responde interinamente pela Delegacia de Polícia de Teixeiras.


Enquanto isso...
A Delegacia de Polícia Civil de Ponte Nova recebeu no dia 11, duas novas viaturas e teve lá inaugurada, uma sala de provas eletrônicas para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação/CNH. Tudo aconteceu em cerimônia de posse da nova delegada regional de Polícia Civil de Ponte Nova, Lujan Pinheiro de Souza, que assumiu o lugar do delegado José Marcelo de Paula Loureiro. Lujan estava à frente da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, desde março deste ano e antes disso comandava a delegacia especializada em Crimes contra a Mulher, em Manhuaçu.
No dia 25 de agosto, quase mil novos investigadores se formaram na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), em Belo Horizonte. Segundo a assessoria da Polícia Civil, os 945 investigadores das 33 turmas formadas foram distribuídos por todo o Estado de acordo com critérios técnicos e objetivos que compreendem a nota classificatória do concurso e a análise da demanda de novos policiais em cada região. A previsão legislativa, os índices de criminalidade e violência, bem como o tamanho da população, foram critérios adotados para a distribuição dos novos investigadores. Destes 945 investigadores, Viçosa recebeu apenas dois. As regionais de Ubá e Ponte Nova receberam 10 novos policiais cada uma e a de Juiz de Fora, 21.

 

A delegada Lujan Pinheiro de Souza assumiu a Regional de Polícia de Ponte Nova