DEF/UFV celebra os 50 anos de criação da reserva Mata do Paraíso
Durante a Semana Florestal, realizada entre os dias 19 e 24 de setembro, o Departamento de Engenharia Florestal (DEF) celebrou os 50 anos da Mata do Paraíso, reserva de Mata Atlântica pertencente à UFV.
Na verdade, o que se comemora são os 50 anos em que a área passou a ser protegida e administrada pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, projeto iniciado em 1966 e que interrompeu a retirada de recursos naturais e alterações no uso do solo da área, propiciando a recomposição natural da vegetação, que se encontra atualmente em estágio médio e avançado de regeneração, segundo o DEF.
A Mata, que possui uma área de cerca de 200 hectares, abriga diversas espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e protege as nascentes do Córrego Santa Catarina, importante afluente do Ribeirão São Bartolomeu, fonte de grande parte do abastecimento de água da cidade de Viçosa. Caracteriza-se como um fragmento de Mata Atlântica de extrema importância regional, já que é uma das poucas áreas com grande extensão de floresta nativa. Sua vegetação consiste de matas de topo, de encosta e de baixadas, possibilitando, assim, a conservação de alta biodiversidade.
No passado, a Mata do Paraíso sofreu diversas intervenções, como extração de madeira; introdução de espécies exóticas, com destaque para a cultura de café e pastagens, para pastoreio de gado; exploração da pedreira existente no local; e o represamento dos cursos d’água.
Reinauguração
Entre os dias 21 e 22, também foram reinaugurados três espaços: o Centro de Educação Ambiental da Mata do Paraíso, o laboratório de Dendrologia e a Biblioteca do Departamento. Os três prédios passaram por uma revitalização e abrigam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Participaram da reinauguração a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o vice-reitor João Carlos Galvão, a pró-reitora de Administração, Leiza Granzinolli, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveria, o chefe do DEF, Sebastião Renato Valverde, o coordenador da Mata, professor Gumercindo Souza Lima, e o coordenador do laboratório, professor Antônio Lélis Pinheiro. Também estiveram presentes funcionários e alunos do Departamento.
Durante a Semana Florestal, foram realizadas, ainda, diversas atividades como minicursos, palestra e visitas de escolas às unidades de ensino e pesquisa.
O evento conta com o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal Arlindo de Paula Gonçalves, da Florestal Jr. Consultoria UFV, do Grupo de Educação e Interpretação Ambiental – Mata do Paraíso (GEIA-Mata), do Grupo de Estudos em Economia Ambiental (GEEA), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC).
Comentários (0)
Comentários do Facebook