De Jequeri para a Austrália: atleta do Brasil na Copa do Mundo nasceu na região

Duda Sampaio entrou em campo nesta segunda-feira (24) na vitória do Brasil sobre o Panamá

De Jequeri para a Austrália: atleta do Brasil na Copa do Mundo nasceu na região

A seleção brasileira estreou com goleada na Copa do Mundo Feminina da FIFA, realizada na Austrália e Nova Zelândia. A equipe de Pia Sundhage venceu o Panamá por 4 x 0 na manhã desta segunda-feira (24). Além da vitória do Brasil, o jogo de hoje marcou a estreia de Duda Sampaio em copas do mundo. A atleta do Corinthians e da Seleção nasceu em Jequeri, cidade da microrregião de Ponte Nova, que está a cerca de 88 km de Viçosa.

A meio-campista entrou em campo aos 75 minutos do segundo tempo no lugar de Luana Bertolucci. Mesmo com pouco tempo de jogo, Duda quase marcou um gol no fim da partida, quando armou um belo chute e tirou tinta da meta panamenha. O Brasil volta a campo no sábado (27), às 7h, para jogar contra a França.

Trajetória de Duda Sampaio

Maria Eduarda Ferreira Sampaio, conhecida como Duda Sampaio, nasceu em Jequeri em maio de 2001. Durante a infância, ela jogou por times amadores masculinos de sua cidade, se destacando com gols e títulos.

Com 17 anos, Duda passou em uma peneira do América-MG e se mudou para Belo Horizonte para iniciar sua trajetória no futebol profissional. No Coelho, ela conquistou dois Campeonatos Mineiros, em 2017 e 2018. No ano seguinte, a meio-campista foi contratada pelo Cruzeiro, onde ganhou o estadual e conquistou o acesso para o Brasileiro Feminino A-1 em 2020, com o vice-campeonato no torneio.

Depois de três temporadas com o Cruzeiro, Duda se transferiu para o Internacional, onde fez 21 jogos, marcando quatro gols e dando 11 assistências. Em 2023, Duda foi contratada pelo Corinthians, uma das principais equipes de futebol feminino do continente. Pelo Timão, a meio-campista já soma 18 partidas, além de ter marcado sete gols e dado quatro assistências. Além disso, pelo time paulista, conquistou a Supercopa do Brasil Feminina 2023.

A primeira convocação de Duda para a seleção feminina principal ocorreu em 2020, quando ela tinha 19 anos e atuava ainda no Cruzeiro. No entanto, a história dela com a Amarelinha começou antes, pois ela teve passagem pela seleção sub-17 e pela sub-20, onde era a camisa 10. No ano passado, a meio-campista ganhou o seu primeiro título com a equipe principal do Brasil, a Copa América.

 

Fontes: CBF, Meu Timão e O Gol