David Montero indicado para o Hall da Fama da IWF
O árbitro internacional e ex-presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) David Montero foi indicado nesta quarta-feira (04) para o Hall da Fama da IWF (Federação Internacional de Levantamento de Pesos). O anúncio ocorreu durante a Assembleia Geral da entidade, em Manama, no Bahrein, onde será disputado o Campeonato Mundial Adulto.
David Montero tem 87 anos, é colombiano e começou a trabalhar com a modalidade em janeiro de 1952, com apenas 15 anos. Três anos depois veio para o Brasil e começou uma bela trajetória. Tornou-se árbitro internacional na IWF em 1971, foi membro do Comitê Executivo da IWF, Secretário Geral das Federações Pan-Americana, Íbero-Americana e Sul-Americana. Presidiu a CBLP em três mandatos, entre 1999 e 2008.
Ele participou de mais de cem eventos internacionais exercendo alguma função, incluindo a de árbitro ou jurado, posição que exerce frequentemente até os dias atuais, em eventos no Brasil e no exterior. David Montero foi o técnico da primeira mulher brasileira a participar de Jogos Olímpicos: Maria Elizabete Jorge, em Sidney 2000.
Ao todo, 59 nomes fazem parte do Hall da Fama da IWF, incluindo os grandes expoentes da modalidade em todos os tempos, pessoas que tiveram uma trajetória marcante na Federação e dirigentes esportivos, como o ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch. David Montero já era integrante do Hall da Fama da Federação Pan-Americana.
“Estou muito feliz com isso. São 72 anos em que não teve nenhum dia que eu não pensei e nem falei sobre o levantamento de pesos. Não esperava ser homenageado. Não sabia. Não tenho palavras para expressar isso”, disse Montero, bastante emocionado com a surpresa do anúncio.
O homenageado
Davi, engenheiro arquiteto de formação, é natural de Bogotá, Colômbia, onde iniciou-se como atleta no Levantamento de Pesos, em 1952, há 72 anos. Ainda naquele País, foi secretário da Liga de Pesos do Departamento de Cundinamarca.
Imigrou para o Brasil, em 1958, onde, entre outras funções, foi Vice-Presidente, Secretário Geral e membro do Comitê de Treinamento da Federação Panamericana de Levantamento de Pesos e, atualmente, é árbitro (desde 1971) e membro executivo da Federação Internacional de Levantamentos de Pesos. Foi, ainda, treinador olímpico na Olimpíada de Sydney, Austrália (2000).
Ingressou na Universidade Federal de Viçosa, em 1979, onde atuou na Prefeitura do Campus, como Superintendente de Obras. Depois de concluir o Mestrado na Universidade Federal Fluminense, foi lotado no Departamento de Engenharia Civil, onde ministrou a disciplina Planejamento e Controle de Obras.
Sempre atento ao esporte, cursou disciplinas de Educação Física na UFV, como estudante especial. Depois, na Universidade Gama Filho (RJ), fez especialidade em Didática do Ensino Superior e cursou créditos do Mestrado em Administração Esportiva. Na UFMG, concluiu créditos em Psicologia. No período de 1994/2006, foi coordenador e professor das disciplinas Peso I e Pesos II, do Departamento de Educação Física da UFV.
Pesos em Viçosa
Davi Montero - o primeiro sul-americano indicado para o Hall da Fama da IWF - foi o pioneiro na construção da história do Levantamento de Pesos na cidade. A partir de um espaço de treinamento improvisado no barracão durante a construção do Centro de Vivência da UFV (Universidade Federal de Viçosa), nos anos 70 e do qual ele foi o engenheiro civil responsável, vários atletas do Município conquistaram grandes vitórias a nível estadual, nacional, sul americano e mundial.
No mês de maio de 1977, para concretizar o projeto, David reuniu-se com o Jornalista Francisco Assis de Souza Castro, o Jeremias - na época líder estudantil secundarista e presidente do Interact Club de Viçosa – com o propósito de arregimentar atletas entre os estudantes do Colégio Estadual de Viçosa, atual Esedrat (Escola Estadual Doutor Raymundo Alves Torres). Depois, outros colégios também aderiram ao esporte.
Começava ali uma história de conquistas, onde surgiram os primeiros atletas internacionais de Viçosa, como Erly Júlio (hoje, professor de Educação Física), José Henrique da Silva (Engenheiro Florestal), Reginaldo Fonte (Médico Veterinário), Maurício Carvalho Cruz (Contador), Eugênio Vigilato de Carvalho (Produtor Rural), Alessandro Saraiva (Engenheiro Civil), José Ricardo Rosado e muitos outros.
Depois, a partir de 1988, Andreia, Cristina, Simone, Catarina, Uracy, Tatiana, Lecy, Bete e outras meninas consolidaram o poder feminino no esporte. Dessas, destaque para a Bete (Maria Elisabete Jorge), campeã brasileira, sul-americana e pan-americana por diversas vezes, além de Campeã mundial máster. Bete, também se consagrou no esporte como a primeira atleta da modalidade a participar de uma olimpíada (Sydney 2000).
Viçosa também ficou reconhecida na promoção de campeonatos da modalidade, inclusive o Campeonato Brasileiro de 1978, realizado no Ginásio de Esportes da Universidade Federal de Viçosa. Com divulgação a cargo do Interact Club local, o evento ficou na história como o de maior público presente registrado no esporte em todo o território nacional, com cerca de três mil pessoas nas arquibancadas.
Atualmente, David é também Presidente da Federação Mineira de Levantamentos de Pesos, que tem como Vice-Presidente o Jornalista Francisco de Castro (Jeremias), uma chapa que representa reencontro dos pioneiros do Levantamento de Pesos em Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook