CRLV 2017 será exigido a partir de 1º de junho

CRLV 2017 será exigido a partir de 1º de junho

Terminou na sexta-feira, dia 31, o prazo para o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
O pagamento da taxa é fundamental para o motorista obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2017, que passará a ser exigido pelas autoridades policiais a partir de 1º de junho para os finais de placas 1, 2, 3, 4 e 5. Já os veículos com placas de finais 6, 7, 8, 9 e 0 deverão portar o CRLV de 2017 a partir de 1º de julho.
Além de estar com a taxa de licenciamento anual de veículo em dia, para receber o Certificado de Licenciamento, o proprietário de veículo tem que ter quitado o IPVA, o Seguro Dpvat e multas de trânsito.
Dados do Detran-MG apontam que no estado existem 8,9 milhões de veículos em condições de licenciamento. Desses, 3,9 milhões ainda estão com débito da taxa de licenciamento que venceu em 31 de março.
Segundo as normas estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo é considerado licenciado após a quitação dos débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), Seguro Obrigatório, Licen¬ciamento e multas. Quem está em atraso com os tributos ainda pode fazer o pagamento nas redes bancárias credenciadas. Para impressão da segunda via do boleto de multa, o cidadão poderá acessar o site do Detran-MG.
Vale lembrar que, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, cujo valor da multa é de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira e remoção do veículo.