Corpus Christi: a fé colore os caminhos

A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado

Corpus Christi: a fé colore os caminhos

A comunidade católica viçosense, ligada às paróquias de Santa Rita, São silvestre, São João Batista e Fátima, celebraram a data de Corpus Christi, ontem, quinta-feira (8), com missas e procissões nas ruas próximas ao templo.

Uma tradição que vem ganhando força novamente na cidade é a de confecção de tapetes coloridos ao longo das vias de passagem da procissão, com a utilização de sal, serragens, tintas e outros materiais. Este costume se mantém bem vivo, principalmente na comunidade da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Bairro de Fátima), onde várias pessoas trabalharam na montagem das peças, inclusive no acabamento, durante a procissão. Mas, as demais comunidades também capricharam nos ornamentos em comemoração à data.

Corpus Christi 

A palavra Corpus Christi vem do latim, que significa "Corpo de Cristo" ou "Corpo de Deus". A tradição diz que Jesus, na véspera de sua crucificação, se reuniu com os apóstolos na ceia e instituiu a Eucaristia. A comemoração da data é associada à religião católica e está ligada à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo, que tem, por sua vez, ligações com a Páscoa judaica (a saída dos hebreus do Egito para a Terra Prometida). A data é celebrada 60 dias após a Páscoa e logo depois do Domingo de Pentecostes.

A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado: "E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lhe o, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão  dos pecados." - São Mateus 26:26.

A data começou a ser comemorada na Idade Média. Segundo a tradição, a origem da data está nas visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que pediam para a Igreja celebrar a eucaristia. As visões foram relatadas ao padre Thiago Pantaleão, que veio a se tornar o papa Urbano IV em 1261. A data foi finalmente instituída após um suposto milagre ter ocorrido em Bolsena, na Itália, quando uma hóstia teria escorrido sangue durante a eucaristia, durante o papado de Urbano IV.

TAPETES 

Os tradicionais tapetes de sal remetem ao momento em que Jesus entrou triunfalmente em Jerusalém. Trata-se de uma forma de comemorar a data, que chegou ao Brasil através da influência portuguesa. Aqui, graças a criatividade do povo ganhou novos materiais como serragem, pó de café, pedrinhas coloridas e tintas, transformando as ruas em verdadeiras galerias de arte.

corpus-1

corpus-2