Conta de energia elétrica da Cemig terá reajuste de quase 15%
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou aumento, que entra em vigor no próximo domingo, 28
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta terça-feira, 23, o reajuste nas tarifas de energia elétrica para os consumidores residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A partir do próximo domingo, 28, as contas de luz terão um aumento médio de 14,91% em todo o estado. A revisão tarifária periódica ocorre a cada cinco anos e leva em consideração os investimentos da distribuidora, os custos operacionais, a compra de energia, a transmissão e os encargos setoriais.
Os consumidores de baixa tensão, como residências, comércios e propriedades rurais, sentirão um impacto um pouco maior, com um aumento médio de 15,55% em suas contas de luz. Já para os consumidores de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, o efeito médio será de 8,94%. No geral, o reajuste médio será de 13,27%.
Segundo a Aneel, os principais fatores que influenciaram o cálculo do reajuste foram os custos com transporte e compra de energia.
Em nota, a Cemig afirmou que tem adotado medidas para reduzir o impacto nas tarifas de seus clientes residenciais nos últimos anos. A empresa submeteu à Aneel uma proposta de antecipação da devolução dos recursos levantados judicialmente, resultando em menores reajustes tarifários. Desde 2020, a Cemig já devolveu cerca de R$ 5 bilhões aos consumidores, evitando aumentos significativos nas tarifas em 2020, 2021 e até mesmo em 2022.
A Cemig atende atualmente 9,1 milhões de consumidores em 774 municípios mineiros. A companhia informou que pretende investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição entre 2023 e 2027, com planos de construir aproximadamente 3,5 mil quilômetros de linhas de distribuição e 136 subestações de energia.
Com o aumento nas contas de luz em Minas Gerais, os consumidores precisarão estar atentos ao consumo de energia e buscar maneiras de economizar para reduzir o impacto financeiro. Medidas como a utilização de lâmpadas de baixo consumo, o desligamento de aparelhos em modo stand-by e o uso consciente dos equipamentos podem contribuir para um consumo mais eficiente de energia elétrica.
Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria
Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco
Comentários (0)
Comentários do Facebook