Comprovante de vacinação contra Covid pode ser adquirido de forma digital
Governo estadual é o primeiro a disponibilizar o serviço em aplicativo
Foram 176 municípios que aderiram ao serviço prestado no aplicativo Saúde Digital MG – Covid-19 que está em operação desde maio de 2020, disponibilizando teleconsultas, monitoramento de contatos de casos suspeitos e ou confirmados da doença, apoio psicológico, agendamento e, agora, emissão de comprovante de vacinação contra o coronavírus.
“Com o celular em mãos, o cidadão pode comprovar que recebeu as duas doses, no caso das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen em qualquer lugar que ele vá. A ação dá credibilidade de informação a quem recebe a pessoa e também praticidade para o usuário, que facilmente prova que está vacinado contra a doença”, explica Gian Gabriel Guglielmelli, assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Segundo Jeff Plentz, presidente do grupo Techtools, o aplicativo, que garante a privacidade de dados dos cidadãos, vai ajudar na volta à rotina. “Com ele, será possível retomar com mais agilidade e segurança a atividade econômica nas cidades. Poderá ser utilizado, ainda, para que o indivíduo possa entrar em eventos e até mesmo ingressar em lojas e shoppings centers. Em vez de medir a temperatura na entrada dos locais, por exemplo, o QR Code poderá atestar que a pessoa já foi imunizada”, reforça.
Conectado ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), o registro de vacinação é comunicado imediatamente ao SUS, por meio de QR Code, e certifica que o usuário recebeu o imunizante contra a covid-19. A plataforma permitirá ainda que os municípios acompanhem em tempo real, unidade por unidade, o número de vacinações agendadas e realizadas, permitindo que toda a logística de distribuição e uso de doses ocorra da forma mais eficiente possível.
Comentários (0)
Comentários do Facebook