Com 700 casos de dengue notificados, Prefeitura de Viçosa decreta situação de emergência

Medida autoriza contratação emergencial de profissionais para combate a dengue

Com 700 casos de dengue notificados, Prefeitura de Viçosa decreta situação de emergência

A Prefeitura de Viçosa declarou situação de emergência em saúde pública devido à epidemia de dengue, considerando o aumento significativo das notificações da doença no município. O decreto 6.018/2024 foi assinado pelo prefeito Raimundo Cardoso no último dia 13 de março.

O documento autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a realizar dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência. Também permite a contratação de profissionais e a ampliação da carga horária dos servidores da saúde. O decreto ainda autoriza agentes de endemia a realizar a entrada forçada em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, bem como em imóveis habitados nos casos em que houver recusa do morador.

O decreto já está em vigor e é válido por 180 dias, podendo ser prorrogado caso persista a situação de emergência. Outras cidades e estados do país, inclusive Minas Gerais, já decretaram emergência em saúde pública em virtude da dengue.

Ampliação dos horários de atendimento das UBSs

Na segunda-feira (18), a prefeitura de Viçosa anunciou a ampliação dos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sedes próprias, estendendo horários e direcionando os usuários de outras UBSs para outras unidades. 

A UBS dos bairros Santa Clara, Nova Viçosa, São José do Triunfo, Cidade Nova e Santo Antônio funcionarão de segunda a sexta, das 7 às 20 horas, enquanto a do Bom Jesus e a do Centro oferecerão atendimento das 7 às 21 horas. 

Nos finais de semana, os atendimentos serão das 7 às 19 horas apenas na UBS Centro (antiga policlínica). Os usuários das demais unidades poderão buscar atendimento na UBS Centro no sábado e no domingo.

dengue

Dengue em Viçosa

Também na segunda-feira (18), a Prefeitura de Viçosa divulgou mais um levantamento do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que monitora a situação da dengue no município. Nas últimas quatro semanas, Viçosa registrou 340 notificações de dengue e 11 casos de chikungunya.

Segundo o Ministério da Saúde, considerando as últimas quatro semanas epidemiológicas, levando-se em consideração a população de Viçosa, o registro de 340 notificações de dengue é considerado alto risco e acima de 395 casos, muito alto risco.

Desde o início deste ano até o dia 18 de março, foram notificados 698 casos de dengue em Viçosa, sendo 280 confirmações, 30 casos descartados e 388 em investigação. Também foram notificados 18 casos de Chikungunya, sendo oito confirmados. Esse ano não houve nenhuma notificação de Zika em Viçosa.