Colégio de Viçosa será reformado para instalação do Centro Administrativo da PMV
A proposta de união dos setores da administração municipal em um único local está ganhando forma. Foi assinado nesta terça-feira, 18, o contrato entre a Prefeitura e a empreiteira responsável pela obra de reforma do antigo prédio do Colégio de Viçosa, na Rua Gomes Barbosa, que abrigará o novo centro administrativo viçosense.
A primeira etapa da obra no valor de um milhão, cento e quatro mil, cento e cinquenta e nove reais e quatro centavos compreende a reforma dos dois andares da parte frontal do prédio, além do salão nobre. A reforma total do colégio está estimada em 5 milhões de reais e a ideia é separar o restante da obra em mais duas etapas, que serão licitadas em breve.
O representante da empresa Construtexas, vencedora da licitação, Sr. Carlos Antônio, assinou o contrato na presença de membros do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural e Ambiental de Viçosa, que estão acompanhando o processo desde a elaboração do projeto estrutural e arquitetônico, com o intuito de zelar pela preservação da identidade histórica do edifício tombado. Participaram também da reunião no gabinete do prefeito os secretários municipais de Governo, Luciano Piovesan; de Obras, Luciano Baião Vieira; de Cultura, Geraldo Luís Andrade; de Administração, Ronaldo Sant'anna; as chefes dos Departamentos de Patrimônio Histórico, Cíntia Fontes Ferraz; de Compras e Licitações, Juliana Bailon de Lima e o engenheiro fiscal da obra, André Rocha além dos conselheiros de Cultura e Patrimônio, José Mário Rangel, Helena Fortes e Marcela Santanna.
A partir desta terça-feira, 18, passa a contar o prazo de oito meses para que a empreiteira conclua a obra. Os órgãos que atualmente funcionam na parte da frente do colégio estão sendo temporariamente transferidos para outros locais e a empreiteira deve instalar o canteiro de obras no local já na próxima semana.
Para o secretário Ronaldo Sant'anna, a criação do centro administrativo proporcionará economia e eficiência na gestão municipal: “essa mudança ficará para a história do município, pois além de gerar economia com a extinção dos aluguéis, aumentará também a rapidez na tramitação dos processos administrativos e burocráticos, possibilitando ao executivo dar uma resposta mais rápida à população”.
O prefeito Ângelo Chequer parabenizou o empenho da equipe do Instituto de Planejamento do Município (Iplam), na pessoa do Diretor Paulo André Rabelo Alkmin e o Departamento de Arquitetura da UFV (DAU), na pessoa do Professor Ítalo Stephan. Ângelo recordou que no final de 2014, graças ao empenho desses parceiros, a Prefeitura conseguiu, com tempo hábil, captar recursos do Governo do Estado para a obra: “assumi a Prefeitura em outubro e tínhamos apenas dois meses para elaborar o projeto e encaminhar ao Governo, cuja gestão estava terminando”.
Ângelo ainda agradeceu ao Governo do Estado, na gestão do Governador Alberto Pinto Coelho e do Secretário de Governo Danilo de Castro, que na fala do Prefeito "não mediu esforços para garantir a vinda do recurso para Viçosa".
Comentários (0)
Comentários do Facebook