Coimbra e Ervália festejam São Sebastião

Novena começa hoje

Coimbra e Ervália festejam São Sebastião

Em uma tradição que se repete há vários anos, com casas enfeitadas, celebrações religiosas, shows e várias outras atrações, a cidade de Coimbra mais uma vez celebra seu padroeiro, São Sebastião, a partir de uma novena que começa hoje, quinta-feira (11), às 19h, com uma missa, e se estende até a data consagrada ao santo, 20 de janeiro.

O dia festivo, sábado (20), tem início com uma missa, pela manhã, às 8h30. Á tarde, a partir das 13h, cavalgada, com concentração na casa dos festeiros Mauro e Mônica, no Córrego dos Pereiras e, às 17h, missa festiva em homenagem ao padroeiro, seguida de procissão. 

No domingo (20), encerrando às festividades, às 08h30, leilão de pequenos animais e missa às 19h.

Ervália

Com o tema “Com São Sebastião queremos conhecer e professar a nossa fé”, as celebrações em Ervália se estendem até o dia 20. Hoje, quinta-feira (11), às 19h, haverá missa, marcando o início da novena, levantamento do mastro e bênção especial aos comerciantes, com participação das comunidades Rosário, Ventania, Fazenda Boa Vista, Usina, Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão.

Nos demais dias, com temas e bênçãos específicas e confissões a novena continua com a participação das comunidades  São Judas, Santa Terezinha, Fazenda Califórnia, Mãe Rainha e Pastoral do Batismo(Sexta-feira 12), São Geraldo, Turvão, Capivara dos Coelhos, Poço Redondo, São João e Oficinas de Oração e Vida (sábado13), São Pedro, Grampina, Ressaca, Jatiboca, Apostolado da Oração e Congregação Mariana (domingo, 14), Careço, Serra do Tabuleiro, Serra dos Furtados, Pau Mulato e Pastoral Familiar (segunda-feira, 15), Córrego Frio, Dom Viçoso, São Matias, Grão Mogol e Pastoral do Dízimo (terça-feira, 16), Paróquia Nossa Senhora da Conceição de São Miguel do Anta e Comunidades Rancho, Turvãozinho, Matinha, Movimento Mãe Rainha (quarta-feira, 17), Comunidades Sítio Caatinga, Santa Cruz dos Godinhos e Capelinha (quinta-feira, 18), Paróquia São Miguel Arcanjo de Araponga e Catequese Paroquial (sexta-feira, 19).

No sábado (20), dia do padroeiro, às celebrações começam às 5h, com alvorada festiva e repique de sinos, e seguida de missa. A partir das 18h, acolhida das comunidades, procissão, missa solene com benção para todos os produtores rurais, Benção do Santíssimo Sacramento e canto do Te Deum. No domingo (21), às 9h, missa seguida, cavalgada e leilão de São Sebastião. 

Grota dos Camilos

Iniciando o Ano Missionário Paroquial, a comunidade de São Sebastião da Paróquia São João Batista, localizada no Bairro Inácio Martins (Grota dos Camilos) inicia hoje, quinta-feira (11), com o primeiro dia da novena, a tradicional Festa de São Sebastião, na Igreja do Bairro. 

No dia 20, sábado, data dedicada a São Sebastião, às 18h30, haverá uma procissão a partir da entrada do bairro Inácio Martins (esquina com avenida Jacob Lopes de Castro) até a Igreja do Padroeiro, onde será celebrada a missa. Durante o período em que se comemora a data, também está prevista a apresentação do grupo de Folia de São Sebastião da comunidade de Piúna, em frente à Igreja, em data a ser confirmada.

Com início sempre as 19h, cada tema da novena terá a participação de outras comunidades católicas. O tema de hoje será “A fé verdadeira é libertadora”, com a comunidade local. A seguir, “A Palavra de Deus é cura e libertação” - comunidade Nossa Senhora Aparecida amanhã, sexta-feira, 12), “O verdadeiro cristão é missionário” - comunidade rural: São Geraldo, Sagrado Coração de Jesus, Santo Expedito, São José, N. Senhora das Graças e São Pedro (sábado, 13), “A misericórdia de Deus é para todos” - comunidade São Judas Tadeu e Santa Bárbara (domingo,  14), “A obediência à Palavra renova o espírito” – comunidade Santa Terezinha (segunda-feira, 15), “A Palavra de Deus faz enxergar além das aparências” - comunidade de São João Batista (terça-feira, 16), “A missão do cristão é combater o mal e a injustiça” - comunidade Divino Espírito Santo (quarta-feira, 17), “A construção do Reino exige reconciliação e caridade” - comunidade São Francisco de Assis (quinta-feira, 18) e “Pés a caminho para cumprir a missão” - comunidade Santa Luzia (sexta-feira, 19).

O Santo

São Sebastião é padroeiro contra a peste a fome e a guerra. Soldado romano, foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. Nessas atas de martírio de cristãos, os escribas escreviam dando poucos detalhes sobre o martirizado e muitos detalhes sobre as torturas e sofrimentos causados a eles antes de morrerem. Essas atas eram expostas ao público nas cidades com o fim de desestimular a adesão ao cristianismo.

São Sebastião foi preso a um tronco e levou várias flechadas a mando do imperador, dado as denúncias que o santo deu a paganismo e a injustiça pelo império de Diocleciano. São Sebastião foi dado como um morto, mas ele foi curado e continuou sua missão de evangelização e testemunho.