Centro de Zoonoses não é canil, alerta Prefeitura

Solenidade de inauguração está marcada para essa sexta-feira, na Colônia Vaz de Melo

Centro de Zoonoses não é canil, alerta Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Viçosa vai receber, nesta sexta-feira (14), o novo prédio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, edificação construída em terreno próprio do município, na Colônia Vaz de Melo.

A partir desta data, os serviços, que já são prestados pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, passarão a ser oferecidos em um local adequado para um melhor atendimento à população, de acordo com as necessidades epidemiológicas do interesse da saúde pública do Município de Viçosa, como a vigilância da raiva, da febre maculosa, da febre amarela, arboviroses e demais zoonoses. 

O imóvel tem uma área construída de cerca de 400 m², que abrange sede administrativa, salas de vacinação e de necropsia; canis coletivos, individuais e de adoção; e depósitos para ração, materiais de limpeza e outros suprimentos. 

De acordo com a Prefeitura, no espaço acontecerão estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses de forma contínua e sistemática. Não se trata de um canil municipal, clínica ou hospital, ONG e nem Delegacia de Proteção Animal. 

No local não será feito resgate de animais, uma vez que não há nenhuma condição de abrigo para nenhuma espécie abandonada. Na Unidade de Vigilância em Zoonoses de Viçosa, os animais serão atendidos se houver riscos envolvendo a sua saúde.

Em resposta a uma indicação da vereadora Marly Coelho, a Secretaria de Saúde informou, por ofício, que a carteira de serviços do Centro de Controle de Zoonoses já é ofertada no âmbito da Vigilância em Saúde, que é a pasta responsável pelo controle de zoonoses. “Após a inauguração, a equipe terá espaço específico para sua finalidade e melhoria na qualidade da prestação de serviços”, afirmou a Prefeitura à Câmara. 

Para Marly, o prédio não será tão bem aproveitado como era esperado. “Eu, enquanto vereadora intitulada da causa animal, vou continuar cobrando a política pública para o bem estar animal também. A gente não pode se conformar com um prédio daquele tamanho somente para o serviço de zoonoses. A gente precisa de mais e que esse centro de zoonoses possa atender às necessidades da proteção e dos direitos dos animais. A gente tem que aproveitar aquele prédio. Fica aí a satisfação que estou dando pra sociedade porque eu sei que depois da inauguração meu telefone vai tocar, pessoas pedindo que eu recolha animais pra levar pro centro de zoonoses. Infelizmente isso ainda não será possível”, desabafou a vereadora.

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco