Centro de Tecnologias Alternativas completa 34 anos no domingo
Diversos projetos são desenvolvidos pelo Centro, com a finalidade de promover a agroecologia
O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), comemora 34 anos de existência neste domingo, 14 de novembro. A ONG foi fundada em 1987 por lideranças sindicais, agricultores(as) familiares e profissionais das ciências agrárias para ampliar a capacitação social e desenvolver sistemas de produção para fortalecer econômica e politicamente a agricultura familiar da região.
Ao longo dos anos, o Centro expandiu as atividades de resgate de tecnologias tradicionais no campo e assumiu um papel mobilizador, promovendo o debate sobre o modelo de produção agrícola e desenvolvimento rural.
Atualmente, é referência em agroecologia e possui programas como o “Sociobiodiversidade”, “Mulheres e Agroecologia” e “Educação e Agroecologia”, onde são desenvolvidas atividades junto a agricultores familiares, mulheres rurais, escolas da zona rural, jovens e crianças e comunidades quilombolas.
MOÇÃO NA CÂMARA
O aniversário do CTA-ZM motivou moção de congratulação na Câmara de Viçosa. O requerimento foi proposto pelos vereadores da bancada petista, Jamille Gomes e Professor Bartô.
Na justificativa da proposta é defendida que a missão do CTA-ZM traz frutos para a região ao "promover a agroecologia como ciência, por meio de ações socioassistenciais de assessoramento, defesa e garantia de direitos para a contribuição e fortalecimento das organizações; a equidade nas relações de gênero e gerações; e a melhoria da condição de vida das famílias agricultoras, em todas as suas dimensões: econômica, social, ambiental, política e cultural".
Comentários (0)
Comentários do Facebook