Centro de Saúde 24 horas completa primeiro mês de funcionamento
Serviço municipal criado para desafogar os hospitais atendeu quase 3 mil pessoas em 30 dias de funcionamento
Nesta semana, o Centro de Saúde 24 horas da Prefeitura de Viçosa celebrou um mês de funcionamento. Inaugurado em 21 de junho, o serviço, instalado no prédio da antiga Policlínica, na rua José da Cruz Reis, nº 105, atendeu 2.900 pessoas nesse período, com uma média diária de 96,6 atendimentos.
Concebido como uma unidade intermediária, o Centro de Saúde 24 horas não tem a intenção de funcionar como um hospital. Seu objetivo principal é atender casos de saúde não urgentes, como consultas médicas, curativos, suturas, hidratação venosa, aplicação de medicamentos intramusculares, além de sintomas comuns como diarreia, vômitos, febre e gripe.
A estrutura do Centro conta com uma ampla sala de espera, balcão de atendimento, consultórios e 10 leitos para pacientes em observação. A assistência é garantida por uma equipe de profissionais que inclui dois médicos, um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem, que se revezam em turnos para assegurar o atendimento contínuo.
O secretário de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, explicou que a intenção da atual administração municipal ao criar o Centro de Saúde 24 horas foi oferecer uma alternativa para atendimentos não emergenciais, permitindo que os hospitais se concentrem nos casos de urgência e emergência.
Antes da inauguração, a unidade já operava até às 21 horas e realizava plantões nos finais de semana, atendendo 1.500 pacientes extras em março, devido a interrupções no pronto atendimento dos hospitais.
Operada por profissionais terceirizados, a equipe do Centro foi selecionada por meio de credenciamento via edital de inexigibilidade. O edital estima um gasto anual de R$ 4 milhões com mão de obra terceirizada. A coordenação da unidade será realizada por cargos comissionados, que futuramente deverão ser ocupados por servidores efetivos, com os cargos de Coordenador do Setor de Pronto Atendimento e Diretor Administrativo já aprovados pela Câmara.
A Câmara também aprovou, recentemente, uma homenagem ao ex-prefeito Celito Francisco Sari, falecido em 2024, dando seu nome ao Centro de Saúde. Também foi estipulado um prazo de 90 dias para que o Executivo apresente um estudo de viabilidade técnica e orçamentária para ampliar o atendimento 24 horas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam em imóvel próprio, como Cachoeirinha, Fundão, Nova Viçosa, Cidade Nova, Santa Clara e Bom Jesus.
Comentários (0)
Comentários do Facebook