Centro Colaborador de Entomologia da UFV já pode receber amostras para identificação de vetores de importância para a saúde pública

Convênio com a SES-MG foi firmado para atender a macrorregião Leste do Sul

Centro Colaborador de Entomologia da UFV já pode receber amostras para identificação de vetores de importância para a saúde pública

Desde o início de julho de 2024, o Centro Colaborador de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) pode receber amostras de vetores para identificação e taxonomia de espécies importantes para a saúde pública. As amostras podem vir de todos os municípios da macrorregião Leste do Sul (microrregiões de saúde de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu) e da microrregião de Carangola. Entre os vetores a serem identificados estão mosquitos, carrapatos e barbeiros, responsáveis por doenças como arboviroses (dengue, febre amarela, Zika, chikungunya), malária, leishmaniose e doença de Chagas.

Uma reunião gerencial, com a participação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viçosa e do Centro Colaborador da UFV, definiu o fluxo de encaminhamento de amostras. A recepção será no Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do Departamento de Biologia Geral da UFV, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Para Graziele Menezes Ferreira Dias, coordenadora de vigilância em saúde da SRS Ponte Nova, este é um importante marco para a consolidação das ações de entomologia no território, oferecendo apoio aos municípios na identificação, conhecimento e manejo dos vetores de doenças. “As informações serão fundamentais para que os municípios desenvolvam ações locais, especialmente no monitoramento e prevenção de doenças transmitidas por vetores”, afirmou.

Os recursos necessários são provenientes da Resolução SES/MG nº 8.440, de 09 de novembro de 2022, que estabelece o repasse de incentivo financeiro para fomentar as adequações necessárias nos Centros Colaboradores (CC). Esta é uma iniciativa estadual para descentralizar as atividades relacionadas ao controle de doenças transmitidas por vetores. O convênio terá validade de um ano, com possibilidade de renovação. O Centro Colaborador da UFV realizará adaptações laboratoriais para atender à demanda, contando com o apoio de técnicos e estudantes bolsistas capacitados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

O Laboratório de Saúde Pública da UFV, enquadrado no Tipo C, está apto a realizar as seguintes análises entomológicas: identificação de espécies de Triatomíneos (Chagas), flebotomíneos (Leishmanioses), Anophelis (Malária), carrapatos (Febre Maculosa) e larvas e pupas de Aedes (Dengue).

 

Fonte: SRS de Ponte Nova