Campus Viçosa gradua cerca de 600 estudantes dos quatro centros de ciências

Campus Viçosa gradua cerca de 600 estudantes dos quatro centros de ciências

A emoção de se graduar na UFV foi vivenciada por 573 formandos, no Espaço Multiuso, na noite da última sexta-feira, 29. A solenidade, presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, reuniu graduandos de cursos dos quatro centros de ciências - Agrárias (CCA), Biológicas e da Saúde (CCB), Exatas e Tecnológicas (CCE) e Humanas, Letras e Artes (CCH) – seus familiares, amigos e autoridades.
O juramento, conduzido pela formanda Nathália Birro Brandão, do curso de Direito, marcou o início da sessão solene. Em seguida, o orador da turma Josimar Elerate, do curso de Engenharia de Alimentos, fez seu discurso baseado na frase latina Veni, Vidi, Vici – em português, Vim, Vi e Venci. Por meio dela, relembrou a chegada na graduação, os acontecimentos, aprendizados e desafios vistos e vividos durante a trajetória na Universidade, até o momento da vitória, representado pela colação de grau.
O paraninfo da turma “Secos para formar” foi o professor do Departamento de Educação e secretário de Órgãos Colegiados da Universidade, José Henrique de Oliveira, que durante seu discurso agradeceu aos formados pela honraria concedida. Ele se referiu à cerimônia como um rito de passagem que marcará para sempre as vidas dos graduandos e que é “parte essencial de um sonho pessoal e de um sonho coletivo, construídos de lutas, sacrifícios, alegrias, lágrimas, encontros e desencontros, perdas e ganhos”.
A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares agradeceu aos formandos por terem escolhido a Universidade e a seus pais pelo apoio e motivação durante a caminhada na UFV, instituição que completa 90 anos e “pode ser considerada uma jovem senhora, que se reinventa todos os dias para oferecer o melhor a seus alunos”. Ela desejou que os formandos “sejam felizes, retornem sempre à UFV e vivam intensamente, porque estão preparados e têm a melhor ferramenta para vencerem na vida: o diploma”.

Homenagens Os estudantes com os melhores desempenhos acadêmicos receberam medalhas de honra ao mérito. As de ouro foram conquistadas por Aline Moraes de Carvalho, do curso de Letras, e Hanna Durso Neves Caetano, do curso de Bioquímica. As de prata foram entregues para dois alunos do Centro de Ciências Agrárias, seis do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, oito do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, e nove do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
O homenageado geral dos graduandos foi o funcionário da Livraria da Editora da UFV Ronaldo Lopes, conhecido como “Cebolinha”. Antônio Fontoura de Oliveira Neto e Silvânia Martins Costa Fontoura representaram todos os pais e foram homenageados com uma placa entregue por sua filha Beatriz Martins Fontoura.
A programação de formatura terminou na noite de sábado, 30, com o Baile de Gala, no Espaço Multiuso.

Volta às aulas O segundo período letivo do ano letivo de 2016 da UFV teve início na última segunda-feira, 1º, nos três campi da instituição: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. No total, mais de 17 mil graduandos e pós-graduandos estão retomando seus cursos.
A previsão é que as aulas aconteçam até 26 de novembro para a pós-graduação e até 3 de dezembro para a graduação. Até lá, os estudantes poderão participar de diversas atividades, como o Simpósio de Integração Acadêmica (SIA), que estimulará atividades acadêmicas sobre temas científicos e tecnológicos relacionados ao desenvolvimento social e discussões que incentivem descobertas importantes para o país. A programação do SIA prevê palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos (nos formatos painel e oral), minicursos, oficinas, exposições, seminário de experiências de ensino e atividades culturais.