Campanha de Multivacinação começa neste sábado em todo o estado
Iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância de imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos de idade contra doenças preveníveis
Começa neste sábado (21), em todo o estado de Minas Gerais, a Campanha de Multivacinação. Estarão disponíveis, até o dia 4/11, os imunizantes contra a hepatite, febre amarela, meningite, poliomielite, sarampo e HPV, entre outros. As doses das vacinas que serão utilizadas pelos municípios já foram encaminhadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS).
O principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância de imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos de idade contra as doenças preveníveis, destacando que as vacinas são seguras e desempenham um papel fundamental na preservação de vidas. Todas as doses, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, foram encaminhadas às URS de acordo com a demanda dos municípios que compõem seus territórios.
Eduardo Campos Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, alerta que os pais devem ficar atentos ao período da campanha e aproveitar a oportunidade para atualizar o cartão de vacinação. “Minas Gerais está pronta para a campanha de multivacinação. Leve seu filho e filha até a unidade básica de saúde mais próxima e atualize o cartão de vacinas, pois elas salvam vidas”, reforça.
“Muitas doenças, até então erradicadas, correm o risco de serem reintroduzidas caso nossas crianças e adolescentes não se vacinem, como é o caso do sarampo e também da poliomielite, que causa a paralisia infantil. Precisamos vacinar os pequenos mineiros e recuperar os índices de cobertura vacinal”, concluiu Prosdocimi.
A multivacinação é uma estratégia que visa facilitar o acesso da população elegível a várias vacinas em um único momento, simplificando a visita dos pais ou responsáveis às unidades básicas de saúde (UBS) para a atualização do cartão de vacinação, em conformidade com o Calendário Nacional de Vacinação.
Fonte: Agência Minas
Comentários (0)
Comentários do Facebook