Câmara homenageia Filhinho da Mundial com denominação de via pública
Proposta é do vereador Rogério Fontes (sem partido)
O empresário José Bernardes de Santana, mais conhecido como Filhinho da Mundial, falecido em 21 de junho de 2019, será homenageado com a denominação de uma rua com seu nome. Trata-se de uma via sem saída, contígua à Feijó Bhering, e que se inicia na Rua dos Estudantes e termina numa rotatória em frente ao Outlet da Mundial Acabamentos, próximo ao ribeirão São Bartolomeu. A proposição do vereador Rogério Fontes, o Tistu (sem partido) foi apresentada na reunião da Câmara de segunda-feira (1º), e deverá ser aprovada na próxima reunião.
O agraciado - filho de José Lino de Santana e Petrina Vidigal Santana, primogênito de uma família de 17 irmãos - nasceu no dia 20 de agosto de 1937 na vizinha Porto Firme (MG) e mudou-se para Viçosa em 1960. Sua vida empresarial na cidade teve início quando sua família, que possuía um comércio em Belo Horizonte, comprou uma loja de calçados em Viçosa, onde hoje funciona o Cartório Machado. Nascia ali, o embrião de um dos projetos empresariais mais arrojados e duradouro e da cidade: o Grupo Mundial. Em sua vida de empreendedor criou mais de 20 empresas nos ramos de comercio, serviços, hotéis e agropecuário. Expandiu os negócios para toda Zona da Mata levando o nome da Mundial e de Viçosa pra cidades como Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Ponte Nova, Barbacena e Conselheiro Lafaiete, lugares onde, a exemplo de viçosa, também gerou milhares de empregos. Teve como sócios e parceiros de todas horas seus irmãos e posteriormente seus filhos que hoje cuidam de seu legado. Em 2000, as empresas foram repartidas de forma amigável e de acordo com a aptidão administrativa de cada um de seus membros.
Em 1968, juntamente com um grupo de empresários, atuou na presidência da ACV (Associação Comercial de Viçosa), dando uma nova dinâmica a entidade.
Naquela época também ACV já realizava a Comenda Arthur Bernardes e o Empresário do ano. Inclusive, o próprio Filhinho já havia recebido a comenda.
Além do ramo comercial e empresarial, Filhinho foi atuante na área social. Por sua iniciativa, foi criada, em 1960, a instituição SOS, hoje Centro Educacional Infantil Myriam Oliveira Fernandes, na avenida Santa Rita. Numa parceria SOS/ Sociedade São Vicente de Paula, idealizou a campanha de Natal que distribuiu milhares de cestas de natal a famílias carentes durante muitos anos em Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook