Caixa altera regras para financiamento imobiliário

A partir desta sexta-feira (1º), valores de entrada podem aumentar de 10?0%.

Caixa altera regras para financiamento imobiliário
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os interessados em financiar imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar uma entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel a partir desta sexta-feira (1º). Foram aumentadas as restrições a partir do Sistema Braisleiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), responsável pelo financiamento de imóveis.

A entrada subirá de 20% para 30% do valor total do imóveis, isso apenas no Sistema de Amortização Constante (SAC). Já pelo Price, que possui parcelas fixas, o valor subirá para 50%. A Caixa, ainda, só autorizará o crédito a quem não possuir outro financiamento de imóvel ativo no banco.

O valor máximo de avaliação dos imóveis pelo SBPE será limitado a R$ 1,5 milhão em todas as modalidades do sistema. Atualmente, o crédito pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), com juros mais baixos, é restrito a imóveis de R$ 1,5 milhão, mas as linhas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) não têm teto de valor do imóvel.

Importante ressaltar que as mudanças se aplicarão apenas aos futuros financiamentos, aqueles que já possuem casas ou apartamentos financiados permanecerão com o mesmo valor fixo. Segundo a Caixa, as restrições foram consequências da superação de orçamento aprovado para 2024.

O aperto na concessão de crédito habitacional decorre do maior volume de saques na caderneta de poupança e das maiores restrições para as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), aprovado no início do ano. Caso não limitasse o crédito, a Caixa teria de aumentar os juros, variando todos os financiamentos.

 

Fonte: Agência Brasil