Café com Contadores reúne profissionais da contabilidade de Viçosa
Evento foi voltado também para produtores rurais e microempresários
A Prefeitura de Viçosa, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Fazenda, promoveu, nos dias 14 e 15 de agosto, o 1º Café com VAF envolvendo microempresários de Viçosa, produtores rurais e profissionais da área da contabilidade do município. O VAF é um indicador contábil utilizado no cálculo do índice de participação dos municípios para repasses de recursos referentes ao ICMS e ao IPI, impostos de competências estadual e federal, respectivamente.
O objetivo foi o de instruir e orientar contadores sobre o VAF (Valor Adicionado Fiscal) e sobre o SIGMAVAF (Sistema de Gestão, Monitoramento e Análise da Apuração do Valor Adicionado Fiscal), garantindo mais agilidade e eficácia na gestão de recursos públicos.
O evento, realizado no Salão Nobre Professor Arduíno Bolivar do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, em parceria com a Sigma Tecnologia, abordou temas diferentes nos dois dias do encontro.
Aos microempreendedores foi destacada a importância do VAF para o Município de Viçosa e ressaltada a devida importância com a DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional), sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional, devidos pelo Microempreendedor Individual.
Já com os produtores rurais, o debate girou em torno da importância do registro da produção rural local para o VAF de Viçosa e a influência do produtor rural no critério produção de alimentos da Lei Robin Hood.
Aos contadores, foi explicitada a importância do VAF para o município; o uso do SIGMAVAF pelo contador; a DAMEF (Declaração Anual do Movimento Econômico Fiscal) e seus campos de preenchimento; e as declarações do Simples Nacional.
Para o secretário de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza, foi um momento ímpar debater sobre o tema nos dois dias do encontro. “Tivemos a possibilidade de conversar sobre o VAF e de entender a melhor maneira de aplicar os recursos provenientes”, afirmou.
De acordo com o vice-prefeito Luiz José de Arruda Alves (Tilu), que acompanhou as atividades dos dois dias do encontro, o saldo foi bastante positivo tanto com os contadores quanto com os produtores e com os microempresários. “Foi um momento de aproveitar oportunidades e trocar ensinamentos e experiências em relação à apuração do VAF. É um processo complexo que necessita de cálculos corretos para evitar prejuízos ao município na questão do ICMS”, destacou.
O evento contou também com as presenças do prefeito Raimundo Nonato Cardoso e da chefe do Departamento Municipal de Gestão Tributária, Simone Pereira Viana. As palestras foram conduzidas pelo diretor-técnico da Sigma, Reginaldo Alves.
Fonte: PMV
Comentários (0)
Comentários do Facebook