Bailarino viçosense vai participar do Caldeirão com Mion neste sábado (21)
Yan Castro começou sua carreira em 2012, se tornando bailarino e um dos fundadores de Os Atuais - Grupo de Dança que foi fundado no Distrito de São José do Triunfo
O dançarino Yan Castro estará no programa Caldeirão com Mion que vai ao ar, no próximo sábado, dia 21, pela Rede Globo. Juntamente com dançarinos do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, Yan participará do quadro Caldeirola, que tem como objetivo dar oportunidade à artistas em ascensão, como é o caso de Yan e outros membros do grupo viçosense Os Atuais, um dos maiores expoentes do Passinho no Brasil.
A gravação do programa aconteceu em 10 de dezembro, nos estúdios do Projac, centro de produções televisivas da Rede Globo, localizado na zona Oeste do Rio de Janeiro. O quadro está programado para ir ao ar às 15h50 deste sábado.
O convite para a participação de Yan no Caldeirola se deu após a participação dele e de Luide, membros de Os Atuais que representaram Viçosa e o Passinho mineiro no Baile do Rabisca, em novembro de 2022, na capital carioca.
Na oportunidade a dupla foi vista por Geninho Simonetti, produtor do programa Caldeirão. "Eu acredito que o passinho e o funk agora estão conquistando o seu espaço, seja na TV, na rádio, nas escolas, em teatros. O Passinho também é uma cultura nossa, genuinamente brasileira" comenta o bailarino.
Yan Castro
Yan Castro é natural de Viçosa, nascido em 11 de março de 1998. Começou sua carreira em 2012, se tornando bailarino e um dos fundadores de Os Atuais - Grupo de Dança que foi fundado no Distrito de São José do Triunfo.
Aos 24 anos, ele é bailarino profissional de Passinho, diretor, coreógrafo e bailarino de Os Atuais, além de professor no Núcleo de Arte e Dança e no Projeto Passos Para um Futuro. Yan também é bailarino da turma avançada de danças urbanas no "Na Manha Crew" do Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa e ex bailarino do Projeto Voar - Instituto Asas.
Yan já ganhou importantes prêmios em festivais nacionais, com o "Funk e k Passinho" em Minas Gerais. O último trabalho foi com seu amigo de grupo Luide, Barros onde conquistaram o prêmio de Duo avançado no festival Dança em Movimento em Ubá, com o trabalho "Ser Cria".
Os Atuais 2023
De acordo com o bailarino, esse ano a expectativa de Os Atuais é montar o seu novo espetáculo de dança voltado para a cultura de periferia, onde trabalharão o Passinho, o Funk, o Afro, e o Hip Hop em um só espetáculo de dança. A obra pretende mostrar a realidade das favelas e a batalha diária na sociedade racista e homofóbica.
Esse projeto conta com patrocínio master da Guaraná Antarctica e Carrefour Brasil, apoio do Núcleo de Arte e Dança, Instituto Asas e Prefeitura de Viçosa e o apoio do Jornal Folha da Mata, numa realização de Os Atuais.
Comentários (0)
Comentários do Facebook