Atleta de Jequeri é campeã do Brasileirão Feminino 2023

Corinthians venceu a Ferroviária por 2 x 1, na Neo Quimica Arena

Atleta de Jequeri é campeã do Brasileirão Feminino 2023

O Corinthians sagrou-se campeão Brasileiro de Futebol Feminino pela quinta vez em sua história após vencer a Ferroviária por 2 x 1 no domingo (10). Entre as 11 titulares do Timão na partida, estava Duda Sampaio, atleta nascida em Jequeri, cidade da microrregião de Ponte Nova, localizada a cerca de 88 km de Viçosa.

A partida foi assistida por mais mais de 42 mil torcedores que lotaram a Neo Química Arena, em São Paulo. Esse foi o maior público de uma partida entre clubes da modalidade na América do Sul. 

A conquista coroa mais uma campanha quase perfeita do Corinthians. Em 21 jogos, foram 17 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, com 66 gols marcados e 12 sofridos.

Trajetória de Duda Sampaio

Maria Eduarda Ferreira Sampaio, conhecida como Duda Sampaio, nasceu em Jequeri em maio de 2001. Durante a infância, ela jogou por times amadores masculinos de sua cidade, se destacando com gols e títulos.

Com 17 anos, Duda passou em uma peneira do América-MG e se mudou para Belo Horizonte para iniciar sua trajetória no futebol profissional. No Coelho, ela conquistou dois Campeonatos Mineiros, em 2017 e 2018. No ano seguinte, a meio-campista foi contratada pelo Cruzeiro, onde ganhou o estadual e conquistou o acesso para o Brasileiro Feminino A-1 em 2020, com o vice-campeonato no torneio.

Depois de três temporadas com o Cruzeiro, Duda se transferiu para o Internacional, onde fez 21 jogos, marcando quatro gols e dando 11 assistências. Em 2023, Duda foi contratada pelo Corinthians, uma das principais equipes de futebol feminino do continente. Pelo Timão, a meio-campista já soma 18 partidas, além de ter marcado sete gols e dado quatro assistências. Além disso, pelo time paulista, conquistou a Supercopa do Brasil Feminina 2023.

A primeira convocação de Duda para a seleção feminina principal ocorreu em 2020, quando ela tinha 19 anos e atuava ainda no Cruzeiro. No entanto, a história dela com a Amarelinha começou antes, pois ela teve passagem pela seleção sub-17 e pela sub-20, onde era a camisa 10. No ano passado, a meio-campista ganhou o seu primeiro título com a equipe principal do Brasil, a Copa América. 

Neste ano, Duda fez parte da delegação brasileira na Copa do Mundo Feminina, realizada na Austrália e Nova Zelândia. 

 

Fontes: CBF, Meu Timão e O Gol