Aprovado o PL sobre capacitação em primeiros socorros para funcionários de escolas de Viçosa
Agora o projeto segue para a sanção do Prefeito Raimundo Nonato (PSD).
A Câmara dos Vereadores de Viçosa aprovou em definitivo o projeto de autoria da vereadora Vanja Honorina (PSD), que obriga o município a oferecer cursos e capacitar o corpo docente e funcional das escolas da rede municipal de ensino com noções básicas de primeiros socorros. A votação aconteceu na reunião da última terça-feira (16).
Vanja explica que o Projeto de Lei (PL) visa proporcionar aos pais e mães um cenário de maior conforto emocional e segurança prática sobre seus filhos que estão sob momentâneo cuidado de terceiros. Uma vez que, os profissionais adultos que tutelam essas crianças e adolescentes receberão treinamentos para garantir-lhes o mínimo de condição de amparo quando necessário. A parlamentar ressaltou que o curso de capacitação em primeiros socorros se dará por meio do uso da técnica de “Manobra de Heimlich”, que é utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
De acordo com o projeto, o curso será ministrado por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população. O objetivo da capacitação será o de identificar e agir preventivamente em situações de emergências ou urgências médicas, além de intervir no socorro imediato do acidentado até que o suporte médico especializado se torne possível. Ainda sobre o funcionamento do projeto, as unidades de ensino ou recreação da rede pública municipal deverão disponibilizar kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial à população.
Vanja evidenciou, também, a importância da fixação de cartazes explicativos em restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação de shopping centers e estabelecimentos similares, contendo a aplicação da manobra para que a população leiga obtenha informações sobre o que fazer em tais acidentes. Agora o PL segue para a sanção do Prefeito Raimundo Nonato (PSD).
Comentários (0)
Comentários do Facebook