Após 3 dias na onda verde, Viçosa volta para onda vermelha do Minas Consciente

Medida foi tomada após reunião do COES

Após 3 dias na onda verde, Viçosa volta para onda vermelha do Minas Consciente

A Prefeitura de Viçosa voltou atrás e, a partir desta segunda-feira, dia 01, volta a seguir as determinações da Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. Na última sexta-feira, dia 29 de janeiro, o município tinha anunciado a migração para a onda verde do programa do Governo de Minas Gerais.

A migração está prevista no decreto nº 5.614/2021, assinado pelo Prefeito Raimundo Cardoso (PSD) na noite de hoje. Neste decreto, o município passa a aderir às normas previstas para a MACRORREGIÃO Leste do Sul, que inclui os indicadores aplicados a municípios como Ponte Nova e Manhuaçu. A decisão foi tomada após reunião extraordinária do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES).

De acordo com as normas do Minas Consciente, cabe ao gestor municipal optar pela adesão ás regras previstas para a MICRO ou para a MACROrregião de saúde indicada pelo programa. Na sexta-feira, Viçosa tinha optado pela adesão à micrrorregião.

NOVO DECRETO

Com o novo decreto, segundo a Prefeitura, os bares e restaurantes devem ficar abertos até às 22h30 (e não mais até às 23h30), com a proibição de mesas e cadeiras do lado de fora dos estabelecimentos. A realização de eventos, festas e shows continua suspensa.

Como as vagas em leitos de UTI está perto da ocupação máxima, a realização de cirurgias eletivas também está suspensa, pelo prazo de 10 dias, a contar da data da publicação do decreto.