Acervo da Pinacoteca Municipal fica exposto no mês de aniversário de Viçosa
Como parte da programação do mês de aniversário de Viçosa e da Jornada Mineira de Patrimônio Cultural, foi aberta na noite da última quinta-feira 10 a Exposição do Acervo da Pinacoteca Municipal. O evento ocorreu na Galeria José Lino Santana, contando desde obras doadas por famílias da cidade, incluindo peças de artistas consagrados como Carlos Bracher e Inimá de Paula, até trabalhos outrora produzidos na antiga Casa de Cultura de Viçosa.
O evento de abertura contou ainda com apresentação do mestre da Cultura Popular Euro Parrique. Prestigiaram a cerimônia autoridades como o prefeito Ângelo Chequer; o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes Geraldo Luís Andrade; a Chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico, da mesma secretaria, Cíntia Fontes e o Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan.
As obras, que nos últimos anos não foram adequadamente manuseadas e acondicionadas, são apenas parte do acervo da Pinacoteca Municipal e foram recuperadas pela restauradora Helena Fortes, num trabalho que levou mais de um ano. Segunda ela, que é restauradora da Divisão de Assuntos Culturais da Universidade Federal de Viçosa, o trabalho minucioso levou em conta as especificidades de cada peça, que foram produzidas com técnicas e suportes variados.
Para o secretário de Cultura Geraldo Luís Andrade é importante que obras de arte como essas “não fiquem presas entre quatro paredes” e, que possibilitar a população conhecer esse patrimônio artístico e, ainda, público, tem o “poder de fortalecer a consciência cultural da cidade”. Já a Chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da mesma secretaria lembra que essas peças, após o fim da reforma do Colégio de Viçosa, ficarão expostas ao público no Salão Nobre do que será o novo Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Viçosa.
O secretário Geraldo Luís destacou ainda a expectativa do município em estabelecer neste ano uma pontuação recorde no programa ICMS Patrimônio Cultural, programa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural de Minas Gerais (Iepha), que premia com recursos iniciativas artísticas no município. Isso devido a iniciativas como essa exposição ou também o projeto de educação patrimonial Educar, que deveria ser ministrado em apenas uma escola de 6º ano, mas que deve alcançar, em breve, todas as 17 escolas da cidade.
Assim como ações como o Tour Patrimonial, que começa nessa segunda-feira (14) e levará os alunos dessas turmas para um tour pela cidade, conhecendo alguns do bens de Viçosa tombados pelo Iepha e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Exposição do Acervo da Pinacoteca Municipal fica na Galeria José Lino Santana até o dia 15 de outubro, quando deverá seguir para a Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa. O espaço funciona de segunda a segunda, 24h por dia, e está localizada no Príncipe Hotel, à rua Rua Professor Sebastião Lopes de Carvalho, 323, no Centro de Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook