Abertas as inscrições para o 12º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés
Os produtores mineiros podem concorrer com o café tipo arábica nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado
Os cafeicultores interessados em participar do 12º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais já podem fazer a sua inscrição. Os escritórios da Emater-MG começaram a receber, neste mês, as amostras de café dos produtores das quatro regiões cafeeiras do estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.
O concurso é para o café tipo arábica nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado e, no ato da inscrição, o agricultor deve entregar as amostras do café e apresentar a documentação exigida, que inclui ficha de inscrição e termo de conhecimento e concordância com o regulamento do concurso. A participação é isenta de taxas ou qualquer ônus para os participantes. A entrega das amostras nos escritórios da Emater-MG da região do produtor deve ser feita até o dia 8 de setembro.
O concurso visa contribuir para motivar o produtor a investir nas iniciativas de educação e tecnologia da cafeicultura. Nesse aspecto, por meio das análises das amostras, o produtor tem como ganho a oportunidade de corrigir os rumos da próxima safra, adotando tecnologias para obter resultados positivos para a melhoria constante da qualidade e da produção.
Segundo a Emater-MG, no ano passado o concurso contou com a participação 1.025 amostras de café, e os vencedores das duas categorias foram da Zona da Mata. Greciano Lacerda Mourado, do município de Espera Feliz, ganhou na categoria Cereja Descascado e, na categoria Café Natural, o campeão foi Roberto Carlos de Miranda, de Araponga.
Os vencedores recebem certificados e prêmios. Entre os vencedores, os dois que obtiverem a melhor pontuação de cada categoria serão eleitos os melhores cafés de Minas Gerais. Também será entregue a Medalha Destaque em Sustentabilidade, oferecida a um produtor pela participação no programa Certifica Minas Café.
O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas Gerais, ficando a coordenação do concurso a cargo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater-MG em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal do Sul de Minas/Campus Machado e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
São parceiros do governo nessa iniciativa o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg) e cooperativas de café do Sul de Minas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook