UFV está entre as universidades brasileiras que mais se destacam pela produção científica

Instituição conta com 230 pesquisadores bolsistas de produtividade pelo CNPq

UFV está entre as universidades brasileiras que mais se destacam pela produção científica

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve 60 pesquisadores contemplados com bolsas de Produtividade em Pesquisa conferidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com o resultado definitivo da Chamada CNPq nº 09/2023, divulgado na semana passada, a Universidade passa a contar com 230 pesquisadores bolsistas de produtividade e está entre as universidades brasileiras que mais se destacam pela produção científica.

Os objetivos da chamada são: valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento .

Os editais são abertos a cada ano para avaliar a produtividade de novos pesquisadores. As bolsas são concedidas em cinco níveis, de acordo com a produção científica e a orientação de pós-graduandos. Cada modalidade tem valores e prazos de duração diferentes. A maior bolsa, 1A, é de até 60 meses; 1B, 1C e 1D, de até 48 meses, e da categoria 2, de até 36 meses. Dos 60 pesquisadores da UFV contemplados no edital 2023, alguns estão em fase de renovação.