Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar

O jornal Folha da Mata chegou no dia 22 de junho de 2007, à sua duomilésima edição, como o mais longevo veículo de comunicação impressa da história de Viçosa. Há 20 anos, no dia 16/4/1988, chegava à milésima edição. A edição nº 1 do semanário circulou pela primeira vez com o nome Folha de Viçosa no dia 20/10/1963.

 

De acordo com o Cônego Antônio Mendes, um de seus fundadores, Folha da Mata poderia ter sido a sorte de inúmeras outras que vieram à luz, praticamente como natimortas, tão frágil, delicada e incerta é a vida dos órgãos de imprensa do interior. 

Seria até interessante - nestes tempos de pesquisas - um levantamento estatístico dessas publicações nascidas do idealismo ou da teimosia de homens sonhadores que costumam dar uma de lançadores de sementes com duvidosa expectativa de germinação.

 

Teríamos, então, provavelmente, número expressivo daquelas folhas tentadas, mas que não conseguiram ultrapassar a primeira edição; em seguida, poderia acontecer, com alto grau de probabilidade, que se cristalizasse a fatia, também espessa, daqueles periódicos que, concebidos e nascidos, esperançosamente, não foram além do primeiro ano de vida.

 

Depois viriam aqueles que venceram a casa dos primeiros dígitos, mas não alcançaram a dos cinco anos. Uma década, só a atingiram as raras e privilegiadas publicações - rari nantes in vasto gurgite - raros sobreviventes no imenso oceano. Mas a Folha de Viçosa/Folha da Mata rompeu a barreira do tempo e emerge, vitoriosa e versátil, das lutas de cinco lustros, com sua milésima edição.

 

Mil números de perseverança, em meio a dificuldades sem número! A folha de serviços que esta Folha prestou a Viçosa está por se levantar, também. Enquanto isso não se faz, vamo-nos regozijando porque:

 

A semente germinou,

O arbusto resistiu às intempéries 

E a árvore frutificou:

Vinte e cinco anos de Vitórias na pugna indormida!

 

Mil números de afirmação, de fidelidade a um programa sério, de conquista de espaço e de respeito na comunidade viçosense.

 

Seu outro fundador, o historiador, jornalista e professor Pélmio Simões de Carvalho, citando Jean Jacques Rousseau, que disse que o primeiro franco é mais difícil de amealhar do que se chegar ao segundo milhão, assim se expressou sobre a trajetória vitoriosa do Folha da Mata, num de seus editoriais: Confesso pouco conhecer sobre francos, milhares e milhões de moedas a que se refere o filósofo do iluminismo e autor do Contrato Social, mas até me ufano de ser o único jornaleiro (fazedor de jornal) viçosense que com seu jornal - primeiro Folha de Viçosa, depois Jornal de Integração e, desde 1986, Folha da Mata - fundado em 20/10/63, chegou a sua edição nº 1000, em 16/4/1988 e, em 23/06/2007, chegando à de nº 2000.

 

Chegar ao primeiro milhar foi proeza das mais difíceis e só alcançamos àquela edição ao cabo de 25 anos, quando normalmente, apenas 19, 23 anos seriam bastantes para uma edição de circulação semanal (52 semanas x 19,23 + 1000 edições), como irá acontecer com aquela próxima, 2000, exatamente, 1923 anos após aquela de 16/4/1988. A explicação para a discrepância é óbvia e simples: nos seus primeiros anos, a Folha teve periodicidade quinzenal, chegou a divezenquandário e quase desapareceu como aconteceu com um número de várias dezenas de jornais que a cidade já teve, desde o fim do século XVIII, até nossos dias, inclusos os jornais da cidade, da Universidade e dos colégios. (Este escriba, um dos fundadores da Folha, participou da criação, redação e impressão de diversos outros jornais, entre eles: O Colegial, O Dinamite, Edelascar, O Alfinete, A Cidade e Cidade de Viçosa).

 

Para chegar ao segundo milheiro a Folha foi mais diligente e no tempo único e aprazado, vez que rigorosamente semanal, periodicidade a que se firmara, já, anos antes [...] A edição de número 1000 foi bastante celebrada em abril de 1988, com placas de bronze alusivas ao feito e homenagens de diversas prefeituras e câmaras municipais da região e de todos os clubes de serviço de Viçosa e Teixeiras. A Prefeitura de Viçosa fez publicar mensagem de congraçamento de página inteira, assinada pelo prefeito em exercício, José Borges Neto. Diversas empresas da cidade o mesmo fizeram, entre elas, Escola Agrícola Arthur Bernardes (Funabem), A Mundial, Lanches Lu, Churrascaria Charm, Nutrimais, Viçosa Shopping, Distribuidora de Doces Eliene, A Revendedora, ICAAF, Casa da Lavoura e Itaminas.

 

O ponto alto das comemorações da edição nº 1000 do Folha da Mata aconteceu no dia 14 de abril de 1988, no Clube Campestre de Viçosa, quando o Lions Clube de Viçosa e Associação Comercial, em reunião solene e jantar festivo festejaram a chegada do primeiro jornal local a sua edição de número mil, marco até então não atingido por qualquer jornal da cidade e que o jornal Tribuna Livre, hoje em sua edição de nº 834, deverá atingir no ano de 2010. 

Certo é que a Folha da Mata, ao chegar a sua 2000ª edição [...], atingiu um tempo de circulação e um número de edições superior aos de todos os jornais da cidade em toda a sua história. Mas não vai nisso grandioso mérito - mais talvez uma vanglória - e muito menos qualquer demérito, vez que todos tiveram e têm sua importância no desenvolvimento da cidade e região.

 

O Folha da Mata e a Cidade de Viçosa, fundado em 1892, pelo senador Vaz de Mello e que teve entre seus redatores Arthur da Silva Bernardes, são os dois únicos jornais viçosenses encontrados na hemeroteca da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. 

Demoramos 25 anos para publicações nossas primeiras mil edições.

 

Outros 19 anos para chegarmos à 2000ª.

 

 

 

Propriedade da GRÁFICA FOLHA IMPRESSÕES LTDA
CNPJ(MF) 06.368.606/0001-60
Certificado de Registro de Marcas no INPI nº 790.151.111
Registro no Cartório de Título e Documentos sob o nº 06. Livro B-1 Fls. 05

Diretor Responsável: Pélmio S. de Carvalho Filho
Redator Chefe: Womer Wellareo de Oliveira
Jornalista Provisionado - Reg. 118
Endereço: Rua Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107
Viçosa / MG
CEP: 36570 - 000
Fone: 3891-2883
E-mail: contato@folhadamata.com.br 

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883