Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Viçosense aprova projeto de memória na Lei Rouanet

A jornalista viçosense Beatriz Fontes aprovou o projeto Toda a Memória na Lei Federal de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet. A proposta encontra-se na fase de captação de recursos e, nos próximos meses a proponente estará em contato com empresas potenciais da região para apresentação do projeto na busca de viabilizá-lo.
Graduada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo; pós-graduada em Comunicação Empresarial, Publicidade e Marketing; especialista em Projetos Sociais, possui ampla experiência em comunicação. Atua como jornalista, analista de comunicação e projetos de responsabilidade social. Trabalhou em rádio, TV, revista, vídeo-produtora.
Toda Memória tem a missão de contribuir com o resgate da memória cultural da região da Zona da Mata de Minas Gerais. O livro será dividido em capítulos, e em cada um deles será identificado o patrimônio cultural imaterial de diferentes pontos de vistas de cidadãos, de instituições do terceiro setor, de festividades culturais, dos trabalhadores da educação, dos agricultores e pessoas que lidam diretamente com os recursos naturais, além dos empreendedores da região.
Estas pessoas contribuirão com relatos do passado vivenciados por elas no que diz respeito à sua participação na dinâmica social e seus laços afetivos com a região e suas particularidades. A partir do conjunto elencado, a autora discorrerá em cada capítulo, sobre as memórias culturais que foram colhidas e as forças coletivas simbólicas unificadoras, relativizando posições e levantando dados acerca da identidade cultural e memória da região como seu patrimônio.
O Toda Memória tem como objetivo a produção de um livro de valor humanístico que resgate, registre, difunda e discorra sobre o patrimônio hisórico-cultural mineiro por meio da construção de uma rede de histórias de vida narradas por cidadãos da região de Viçosa, a fim de preservar a memória cultural e as heranças simbólicas do passado. O projeto também objetiva criar uma massa crítica que amplie a ideia de preservação da identidade cultural e das suas origens, valorizando o passado e incentivando a relação de pertencimento da população à região, seus contextos identitários simbólicos para a transformação social e cultural.
Outras informações podem ser obtidas pelo beatrizcfontes@hotmail.com e ou (31) 98697-1860.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883