Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Última audiência do Plano de Mobilidade acontece hoje, 5

A última Audiência Pública para aprovação do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa acontecerá hoje, 5, às 19 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Viçosa. A versão final foi entregue no dia 19 aos delegados e exposta ao público em geral, para que pudessem analisar e sugerir alterações finais. Após a leitura e considerações o projeto será entregue na Prefeitura Municipal de Viçosa e assim encaminhado à Câmara Municipal como projeto de lei.
Durante aproximadamente um ano foram expostos os diagnóstico elaborados a partir de levantamentos de dados colhidos em campo e análises de informações para identificar os problemas de mobilidade urbana existentes na cidade. Segundo Ítalo Stepan, coordenador do projeto e arquiteto da UFV, “O PlanMob é produto de um longo processo, de ampla pesquisa e de muita dedicação de seus técnicos”.
O Plano de Mobilidade passou por duas etapas: Leitura Técnica (levantamento de dados) e as Leituras Participativas (reuniões públicas). Na primeira etapa foram feitas medição de fluxo de veículos nos principais cruzamentos viários; aplicação de questionários sobre a qualidade de prestação dos serviços do transporte coletivo, serviço de táxi, das condições do uso de ciclistas, entre outros. Na segunda etapa foi realizadas reuniões entre os delegados, a equipe técnica, formada por técnicos da UFV; profissionais liberais e técnicos do Iplam, com o objetivo de elaborar uma minuta para o Plano. Após a finalização dos trabalhos Ítalo Stepan afirma que “foi um processo longo, de organização do documento, de análise dos levantamentos, de consulta às normas e legislação vigentes e de desenvolvimento de propostas”.
O plano estabeleceu como prioridades o programa de construções de rotas acessíveis, que darão condições aos cadeirantes de saírem de suas casas, chegar aos pontos de ônibus e também se deslocarem de forma autônoma e segura. O PlanMob inclui a construção de 4 alças viárias, que permitirão eliminar o fluxo de veículos no centro da cidade. Propõe também a construção de uma estação rodoviária em uma das alças e a reforma da estação atual, para receber apenas as linhas de ônibus das cidades vizinhanças. Há uma série de novas ligações viárias alternativas, melhorando a ligação entre as regiões da cidade, essas incluem 3 novas vias entre a cidade, Campus da UFV; Colégio Viçosa, Morro do Pintinho e a estrada de acesso aos condomínios da região do Bosque do Acamari..

Parceria - A Prefeitura de Viçosa contratou no ano passado professores e técnicos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para integrarem uma equipe municipal encarregada da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa. A equipe foi contratada junto à UFV pelo valor de R$ 264 mil e estava previstos 11 meses até a aprovação final do Plano.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883