Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
UFV fecha Recanto das Cigarras durante a semana, para se ver livre de marginais

Um dos lugares mais visitados da Universidade Federal de Viçosa (UFV), tanto pelos que por aqui vivem, quanto pelos que visitam a cidade vem sendo mantido fechado durante a semana há cerca de dois meses. O Recanto das Cigarras, palco de memoráveis churrascos em festas do Dia do Trabalho e nas formaturas dos estudantes da UFV e de outros eventos, não está mais sendo liberado ao público, de segunda a sexta-feira, sob a alegação de que o local estava sendo usado para o uso e tráfico de drogas. As pessoas que por lá passavam deixaram de fazê-lo por causa desses inconvenientes. Muitos chegaram a ser ameaçados por usuários e tiveram de deixar o local às pressas preservando a segurança de suas próprias vidas.
O Recanto das Cigarras possui ampla área verde de mata nativa e com árvores centenárias. Por lá, espécies raras de pássaros e animais silvestres convivem em plena harmonia, ambiente que foi modificado com a chegada de pessoas que tinham propostos diferentes dos visitantes habituais.
A decisão da administração universitária foi baseada na constatação de que durante a semana o local virava ponto de uso e até de venda de drogas, mas aos sábados e domingos o espaço era dedicado ao lazer das famílias, casais de namorados e amigos.
Por isso, de segunda a sexta-feira o Recanto das Cigarras fica fechado e nos finais de semana, aberto das 8 às 17 horas.
Segundo Paulo César Guarino, chefe da Divisão de Vigilância da UFV, a medida se estenderá até a construção de uma guarita, em substituição ao portão principal de acesso ao Recanto das Cigarras. Uma casa antiga, em desuso, ao lado do portão, será reformada e transformada em um posto de vigia onde funcionários trabalharão para monitorar a entrada de pessoas no local.
Ainda de acordo com Paulo César, a UFV vem investindo na segurança presencial e eletrônica dos seus espaços, aliado à atuação da equipe de vigilantes e da Polícia Militar. Além disso, a instituição possui câmeras de vigilância e sistema de vídeo monitoramento, patrulhamento ostensivo e plantão telefônico 24 horas por dia.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883