Jornal Folha da Mata - Viçosa / MG

Área do Usuário Assinar Cadastrar Entrar
Suspensa em MG, implantação das placas do Mercosul é adiada novamente no Brasil

A implantação das placas do padrão Mercosul teve um novo adiamento na último dia 28. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução no Diário Oficial determinando prazo até 30 de junho para que o sistema seja adotado em todo o país. Em Minas Gerais, as ações estão suspensas.
As novas placas, já utilizadas no Uruguai (desde março de 2015) e Argentina (desde abril de 2016), estavam previstas para o dia 1º de setembro. Em seguida, o prazo foi adiado para o início de dezembro e logo depois mudou para o último dia de 2018. Agora, os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal terão mais um semestre para implantar o modelo de placas do Mercosul.
A alteração no cronograma ocorreu em razão da falta de integração entre o sistema de alguns órgãos executivos de trânsito com o sistema nacional, segundo o Governo Federal.
A nova placa será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade do veículo. As mudanças se aplicam a automóveis a serem registrados, em processo de transferência de cidade ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas.
A resolução estabelece ainda que, quando a placa não couber no receptáculo a ela destinado no veículo, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) poderá autorizar a redução de até 15% no tamanho, preservando as posições onde estão estampados o QR Code e distintivo BR.
A nova placa apresenta padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança ocorrerá na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

 

Autor: Folha da Mata

Leia outras notícias

Facebook

Como chegar

Jornal Folha da Mata

Endereço

Dr. Milton Bandeira, 160 - Sala 107 - Centro
Viçosa - MG
CEP: 36570-000

Telefone

(31) 3891-2883